5 vantagens das lareiras ecológicas

Estamos nos aproximando do inverno. Com a chegada da estação mais fria do ano, que tal investir em uma lareira ecológica para aquecer a sua casa ou escritório sem precisar realizar obras e alterar a estrutura do ambiente?

As lareiras ecológicas são ótimas opções para quem busca aquecer diferentes espaços de maneira mais prática e sem sujeira.

Mas, se você ainda não conhece as lareiras ecológicas, não se preocupe! Hoje vamos falar mais sobre elas e apresentar cinco benefícios que este modelo oferece para o seu ambiente. 

As lareiras no Brasil

O uso de lareiras foi conquistando adeptos de forma gradativa no Brasil. Afinal, em um país de clima relativamente quente como o nosso, as lareiras geralmente ficam de fora dos projetos arquitetônicos.

Contudo, com a chegada das baixas temperaturas características do outono e do inverno, muitas pessoas sentem a necessidade de investir em aquecimento para suas casas e escritórios. 

Como solução para manter o ambiente aquecido, sem precisar alterar a estrutura da casa com a construção de lareiras e chaminés, você pode aderir às chamadas lareiras ecológicas. Conheça mais sobre elas a seguir.

A lareira ecológica 

A lareira ecológica, também chamada de biolareira ou lareira a álcool, é um modelo de lareira inicialmente utilizado para fins decorativos, já que possui uma estética agradável e elegante. 

Entretanto, nos últimos anos a lareira ecológica passou a ser mais valorizada pela sua surpreendente capacidade de aquecimento, já que é capaz de esquentar ambientes de até 150 m².

Produzida em aço inox 304, a lareira ecológica leva esse nome justamente por ser amigável ao meio ambiente e não liberar baixíssimas taxas de gases tóxicos. Afinal de contas, este modelo de lareira funciona por meio de um combustível mais limpo do que a lenha ou derivados do petróleo.  

A partir da utilização do álcool etílico 92º como combustível, a lareira ecológica gera calor sem liberar gases prejudiciais para o planeta ou exalar fumaças e odores desagradáveis.

Por esta razão, a lareira ecológica é uma das opções mais indicadas para aquecer ambientes residenciais, já que proporciona segurança e praticidade em um único moderno dispositivo. 

Você pode optar entre duas modalidade básicas de instalação de lareira ecológica para o seu ambiente: a lareira embutida ou a portátil – seu coração, a câmara de combustão, sempre será o mesmo dispositivo. 

Vantagens da lareira ecológica

Como você conferiu, a lareira ecológica é a solução ideal para aquecer espaços residenciais, pois o resultado das emissões prejudiciais  à  saúde dos moradores não são relevantes (pelo menos das marcas mais renomadas).

Mas você sabia que além disso, esta lareira também é muito valorizada por oferecer diversos outros benefícios?

Conheça agora cinco principais vantagens da lareira ecológica:  

1.Facilidade de instalação

Possuir uma lareira ecológica em casa é mais fácil do que muitas pessoas imaginam, já que este modelo dispensa reformas complicadas e projetos complexos de instalação. 

Com diversas opções e formatos disponíveis no mercado, a lareira ecológica se adapta à estrutura original da casa ou apartamento, sem a necessidade de instalar ramias de alimentação, coifas, exaustores, tubulações ou chaminés. 

A versão embutida da lareira pode ser colocada dentro de móveis, na parede ou no chão, oferecendo maior praticidade do que as lareiras tradicionais a lenha. As possibilidades de personalização são grandes, e o resultado final fica de acordo com o desejo do cliente. 

2.Alto poder de aquecimento

Por não precisar de dutos para a saída de fumaça, a lareira ecológica retém 100% do calor gerado, mantendo o ambiente constantemente aquecido e transmitindo uma sensação agradável e aconchegante, sem ressecar o ar.

Em alguns casos, o proprietário ainda pode definir a intensidade do calor, a altura da chama e o tempo de aquecimento.

Vale ressaltar que, dependendo do modelo, a lareira ecológica pode consumir metade do que uma lareira a lenha e gerar o dobro de calor. 

3.Versatilidade de uso

Além de combinarem com todo tipo de ambiente, seja externo ou interno, rústico ou moderno, pequeno ou amplo, as lareiras ecológicas são extremamente versáteis. 

Enquanto o modelo embutido pode ser instalado nos mais diversos espaços e formatos, a lareira portátil pode ser utilizada no lugar da mesa de centro, em cima de móveis, como decoração enquanto estiver desligada, etc. Basta mover a lareira e aproveitá-la como desejar. 

4.Amiga do meio ambiente

Por utilizar um combustível não derivado do petróleo ou proveniente do desmatamento, a lareira ecológica não é poluente e não prejudica a natureza.

Dentre os tipos de lareira disponíveis no mercado hoje, a lareira ecológica é o modelo mais ecologicamente correto.  

5.Design elegante e agradável 

Como você conferiu aqui, as lareiras ecológicas são versáteis e combinam com as mais diversas propostas de decoração. 

O design moderno e elegante das lareiras ecológicas é ideal para qualquer ambiente, seja uma residência, uma área externa ou um escritório. 

Para espaços mais rústicos, o indicado são lareiras com acabamento em pedra e madeira, já para ambientes mais sofisticados, vale apostar em modelos com metal e vidro. 

Onde encontrar lareiras ecológicas?

Se interessou pelas vantagens e facilidades que a lareira ecológica oferece e gostaria de investir neste modelo? Então conheça a Central das Lareiras! 

Com mais de dez anos de experiência em aquecimento habitacional, a Central das Lareiras é especialista em lareiras ecológicas e trabalha apenas com marcas reconhecidas mundialmente. 

Se a sua necessidade é lareira ecológica, a Central da Lareiras possui a solução certa! 

Acesse o site e confira os modelos embutidos e portáteis de alta qualidade e acabamento superior para o seu ambiente ganhar um toque a mais neste inverno. 

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *