Conheça o forno a lenha moderno

Quem já provou uma pizza assada em forno a lenha, certamente se lembra do sabor agradável e apetitoso do alimento. 

Afinal, seja para manter a tradição ou para dar aquele toque especial ao preparo das pizzas, o forno a lenha é o grande destaque de muitas pizzarias ao redor do país.

E se você não abre mão de uma pizza assada em forno a lenha, saiba que é possível preparar o alimento em casa, mantendo o mesmo sabor e aroma inconfundíveis encontrados nas pizzarias. 

Quer saber como? Basta investir em um forno a lenha!

Com diversas opções modernas e práticas disponíveis no mercado, você mesmo pode preparar os mais variados alimentos sem sair de casa. 

O forno a lenha moderno

O forno a lenha tradicional, construído em tijolos que retém e distribuem o calor, é o modelo mais conhecido, principalmente entre as antigas gerações que utilizavam esse tipo de forno em chácaras e fazendas. 

Mas com o passar dos anos, o forno a lenha foi se modernizando e ganhando traços mais suaves e contemporâneos. 

Hoje em dia já é possível encontrar no mercado modelos compactos e potentes, fabricados em materiais resistentes ao calor e com um design elegante e atraente.  

O forno a lenha moderno alia funcionalidade e estética em um único aparelho projetado para combinar com diversos ambientes e suprir as necessidades dos consumidores mais exigentes. 

Porque investir em um forno a lenha

Como você conferiu, os fornos a lenha se adaptaram com o passar dos anos e estão cada vez mais acessíveis para ambientes limitados como apartamentos e áreas gourmet. Graças a essa modernização, agora todos podem aproveitar os benefícios deste tipo de forno sem precisar fazer reformas ou mudanças estruturais no cômodo. 

Se você ainda está em dúvida sobre a eficácia de um forno a lenha, confira as principais vantagens que ele oferece: 

  • Alta versatilidade: alguns modelos de forno a lenha podem ser utilizados como chapa, forno para pizza, pães, massas e até churrasqueira.
  • Melhor custo-benefício: o forno a lenha entrega um ótimo custo-benefício até mesmo quando comparado ao modelo a gás. Afinal, a lenha utilizada para o funcionamento do forno muitas vezes pode ser encontrada em quintais ou áreas abertas.  
  • Comida caseira de qualidade: os alimentos preparados no forno a lenha são mais saborosos, pois mantêm uma camada crocante por fora e preservam a maciez por dentro. Além disso, a comida feita no forno a lenha retém o calor por mais tempo, proporcionando uma refeição agradável nas épocas mais frias do ano. 
  • Ambiente mais confortável: a estética do forno a lenha, em conjunto com o calor gerado e o efeito das chamas torna o ambiente mais aconchegante e agradável, sendo a opção ideal para reunir a família e aproveitar o conforto durante as noites de inverno.

Com tantas vantagens assim, fica difícil resistir ao forno a lenha, não é mesmo?

Cuidados com o forno a lenha

Como qualquer outra ferramenta de aquecimento, o forno a lenha exige cuidados especiais para garantir seu bom funcionamento e a proteção do usuário. 

Anote algumas dicas para cuidar melhor do seu forno a lenha e aumentar a vida útil do produto.

Limpeza

Para realizar a limpeza do forno é fundamental esperar seu resfriamento completo de forma natural. Por isso, nunca jogue água sobre a estrutura para resfriá-la mais rapidamente, isso poderá causar danos irreparáveis ao utensílio. Vale ressaltar que produtos químicos e desengordurantes também não devem ser utilizados durante a limpeza, pois eles podem contaminar o forno, alterando o sabor dos alimentos e prejudicando o processo de queima da lenha.

O mais indicado durante a higienização da peça é contar com acessórios de limpeza próprios para o forno a lenha.

Acendimento 

O processo de acendimento do forno deve ser gradual, começando pelo centro e completando as laterais e a parte de trás com mais lenha conforme a chama for aumentando.

Temperatura ideal

Para descobrir se o forno já atingiu a temperatura certa para  receber os alimentos, a dica é observar a coloração da fuligem no teto do utensílio.

Quando a fuligem preta começar a embranquecer, significa que o forno já atingiu a temperatura ideal e está pronto para o uso. 

Onde comprar um forno a lenha moderno

Para poder aproveitar sem maiores preocupações todos os benefícios que o forno a lenha oferece, é importante escolher uma empresa séria e responsável na hora da compra.  

A Central das Lareiras é especializada em aquecimento residencial e oferece produtos com a melhor eficiência térmica para os seus ambientes. 

Os fornos a lenha da Central possuem qualidade internacional e design moderno para você aproveitar o melhor da comida caseira sem abrir mão da elegância e da praticidade. 

Na Central das Lareiras você encontra desde modelos compactos até os multifuncionais, com  duas ou três funções — como fogão cooktop e salamandra — em único utensílio.Acesse o site e confira o catálogo de fornos a lenha importados que só a Central das Lareiras oferece.

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *