O que considerar para comprar um calefator a lenha de alto rendimento

Com a chegada dos dias mais frios, muitas pessoas procuram soluções de aquecimento para tornar os ambientes mais aconchegantes e agradáveis. O calefator a lenha, por exemplo, é uma opção eficiente para aquecer em dias mais gelados e melhorar a qualidade de vida.

Mas, se você não conhece este equipamento e quais vantagens ele oferece, não se preocupe!

Neste artigo, você vai conferir mais sobre o calefator a lenha e entender porque ele é uma alternativa mais interessante em relação às tradicionais lareiras a lenha. Continue acompanhando para saber mais!

Conheça o calefator a lenha

Também chamado de recuperador de calor, o calefator a lenha é um equipamento de aquecimento mais inteligente e seguro do que a lareira convencional, pois é produzido com alta tecnologia e consegue resistir a temperaturas superiores a 750ºC gerando calor através de sistema hermético.

A eficiência do calefator no aquecimento dos ambientes é justificada por diversos aspectos, como a presença de portas de vidro termo cerâmico, sistema de fechado de combustão, paredes refratárias e templador interno superior, que garantem a produção eficiente de calor e permitem a geração de ar quente.

Estes aspectos fazem com que o calor produzido pelo calefator não seja perdido e o ambiente permaneça aquecido por mais tempo, tanto por irradiação de infra-vermelho como pela convecção de ar quente..

De forma simplificada, o calefator a lenha é uma “caixa” de aço ou ferro fundido, fechada por uma porta de vidro resistente ao calor.

Por conter portas, esta estrutura se torna um sistema de combustão fechado, que capta do ambiente externo o ar necessário para realizar a queima e faz esse ar aquecido circular pelo equipamento alimentando apenas a combustão – não perigo do tradicional refluxo de fumaça para dentro se sua casa.

É importante ressaltar que os calefatores realizam dois processos de combustão:

  • Na primeira queima, a lenha é consumida normalmente, produzindo gases e partículas que serão reaproveitados em um segundo processo de queima (dupla combustão).
  • Na segunda queima, os gases liberados sobem até o templador (peça retangular com furos para a entrada de ar secundário) e entram em combustão junto com o ar secundário.

A dupla combustão garante o melhor aproveitamento da lenha e gera mais calor para o ambiente, sem emitir grandes quantidades de gases tóxicos, que são eliminados nesta dupla combustão, que acontece acima de 500ºC.

Quais as vantagens do calefator a lenha?

Agora que você já conheceu mais sobre os calefatores a lenha, confira as maiores vantagens que esses equipamentos oferecem.

1. Design moderno

Além de ser um equipamento bastante eficiente, o calefator a lenha alia beleza e modernidade, resultando em um produto com um design elegante e que se adequa a diferentes ambientes e propostas decorativas.

Este equipamento pode ser instalado em salas de estar e jantar, quartos, escritórios, cozinhas e demais ambientes, sem oferecer riscos aos usuários e complementando a decoração.

2. Segurança

Por ser um sistema fechado de aquecimento e que possui uma porta de vidro termo cerâmico, o calefator a lenha oferece maior segurança, principalmente para crianças pequenas e animais de estimação. Isso se dá, pois ele impede a eliminação de fumaça e demais substâncias tóxicas no ambiente, além de evitar que fuligem, fagulhas e outros resíduos se espalhem pelo chão durante o seu funcionamento.

3. Eficiência térmica

O processo de dupla combustão do calefator a lenha permite que o equipamento aqueça muito mais do que uma lareira convencional, pois além de produzir chamas mais fortes e brasas mais duradouras, a segunda queima realizada gera ainda mais calor, garantindo um aproveitamento de até 80% contra apenas 20% das lareiras.

Além disso, o calefator é um equipamento projetado para irradiar calor (alguns modelos fazem isso por todas as suas faces), aproveitando o calor produzido e o distribuindo pela casa.

A alta eficiência térmica e a irradiação de calor garantem temperaturas mais agradáveis e um ar aconchegante em diferentes cômodos.

4. Sustentabilidade

Além de maior eficiência térmica, a dupla combustão reduz consideravelmente a emissão de componentes resultantes da queima da lenha, como partículas sólidas, CO, CO₂, entre outros.

Esta característica faz do calefator a lenha um equipamento menos poluente do que a lareira tradicional, e que respeita o meio ambiente e atende às normas ambientais.

O que considerar ao comprar um calefator a lenha?

Se você está pensando em investir em um calefator a lenha para aquecer a sua casa nos dias mais frios e garantir o conforto térmico de toda a família, lembre-se de considerar antes os seguintes aspectos:

  • Tamanho do ambiente

O mercado oferece diversos modelos de calefatores, de diferentes tamanhos e potências. Na hora de investir em um equipamento, é preciso considerar o tamanho do ambiente a ser aquecido e o volume de ar do local, já que alguns tipos de calefatores podem aquecer espaços bastante amplos, de até 500 m³.

Optar por um calefator pequeno demais para o ambiente pode resultar em um aquecimento abaixo das expectativas do usuário.

  • Local de instalação

Além de considerar o tamanho do ambiente, é preciso se atentar também para o local de instalação, já que ele é essencial para o bom desempenho do calefator.

Recomenda-se que o equipamento seja instalado no centro do cômodo, para garantir uma distribuição igual do calor. Mas caso isso não seja possível, a dica é evitar a instalação em locais muito isolados ou nas extremidades dos cômodos, pois isso dificulta a transmissão equilibrada do calor.

  • Forma de instalação

A instalação do calefator a lenha deve ser realizada no local correto e por um profissional, pois o equipamento costuma esquentar os materiais externos, como teto e paredes, durante seu funcionamento.

Para evitar riscos aos usuários, a caixa da lareira e seus materiais devem ser resistentes a altas temperaturas, conforme especificado pelo fabricante do calefator.

Na hora de realizar a instalação, o profissional capacitado irá dimensionar e detalhar o projeto de forma segura e adequada, garantindo que os móveis, os objetos decorativos e o piso ao redor do equipamento não sejam danificados pelo calor.

Onde encontrar o seu novo calefator a lenha?

Na hora de investir em um calefator a lenha para a sua casa, nada melhor do que contar com uma especialista como a Central das Lareiras.

A Central trabalha com grandes marcas internacionais de aquecimento residencial e conta com uma equipe de especialistas pronta para encontrar a solução mais econômica e de melhor eficiência térmica para cada necessidade.

Na Central das Lareiras, você encontra diversos modelos de calefatores a lenha com design moderno e elegante, para realizar o seu projeto de aquecimento com conforto e segurança.

Confira algumas opções:

Para conhecer todos os modelos de calefatores disponíveis, acesse nosso site e confira o catálogo.

A Central das Lareiras ajuda a construir um projeto de aquecimento para os seus ambientes!

Entre em contato com a nossa equipe e receba um atendimento personalizado.

Você pode gostar de...