Churrasqueira a gás, elétrica ou carvão, qual modelo devo escolher?

Escolher a churrasqueira ideal pode parecer simples, mas na realidade a tarefa é um pouco mais complicada. Afinal, o mercado oferece um amplo leque de modelos de churrasqueiras, como elétricas, a lenha, churrasqueira a gás e a carvão, cada uma com suas próprias características.

Dessa forma, o que ajuda na decisão é levar em conta as particularidades que cada modelo de churrasqueira apresenta.

E para ajudar na escolha do modelo ideal, nossa equipe trouxe neste artigo algumas diferenças entre as churrasqueiras a gás, elétrica e a carvão. Confira!

Churrasqueira a gás

As churrasqueiras a gás são menos agressivas ao meio ambiente, pois liberam fumaça apenas durante o assamento da carne. Os principais destaques e vantagens deste modelo de churrasqueira são:

  • Praticidade na operação e limpeza: alguns modelos de churrasqueira a gás possuem acendimento automático e eliminam a necessidade de remover as cinzas após o uso. As churrasqueiras Evol, por exemplo, são fabricadas totalmente em aço inox e facilitam a limpeza.
  • Facilidade na instalação: para instalar a churrasqueira a gás, é necessário apenas um ponto de gás e saída de ar. Contudo, em ambientes fechados a coifa poderá ser necessária. A instalação é feita sobre o balcão da cozinha ou do ambiente escolhido, como se fosse um eletrodoméstico.
  • Rapidez no aquecimento: os modelos que possuem queimadores de alta potência e com controle de intensidade da chama aquecem mais rapidamente, levando cerca de 20 minutos para atingir a temperatura de selagem da carne.
  • Controle total do processo de assamento: ao permitir o controle da temperatura e oferecer três zonas de temperaturas distintas, a churrasqueira a gás possibilita o assamento de carnes dos mais variados tipos e alturas, sempre com a temperatura correta.

O usuário pode ainda aprimorar a técnica de assamento indireto desligando parte dos queimadores, como na churrasqueira a gás genesis s-340 Weber.

  • Diferentes técnicas de assamento: algumas churrasqueiras a gás apresentam espeto giratório e queimador tangencial, como o modelo Florence, da Evol.

Com estes dispositivos, é possível:

    • Grelhar – apenas fonte inferior de calor;
    • Charbroilar – com a tampa fechada, ocorre a contribuição do calor proveniente da parte superior, que assa a carne por irradiação de infravermelho, de maneira mais rápida e uniforme.
    • Rotissar – o espeto giratório permite expandir as possibilidades culinárias. E a fonte de calor posterior em infravermelho agiliza o assamento.
  • Qualidade e sabor sem igual: independente da técnica utilizada, o assamento sempre será por infravermelho, garantindo maior suculência e menos risco de queimar a carne.
  • Sabor da carne: os assados ficarão com o sabor desejado, pois as melhores marcas de churrasqueira a gás possuem barra flavorizante entre a chama e carne, com a dupla finalidade de produzir infravermelho para assar e defumar a carne com seus próprios sumos, gorduras e temperos.

A churrasqueira a gás oferece a garantia de alimentos macios e suculentos.

Churrasqueira a gás Evol – Modelo Florence

Além de todas estas vantagens, as churrasqueiras a gás podem ser embutidas na parede, de balcão ou semelhantes a um fogão.

A grande variedade de modelos é suficiente para deixar qualquer churrasqueiro satisfeito. E tem mais! O acabamento costuma ser bem feito e o material mais utilizado é o inox, conferindo estilo e modernidade à cozinha, área de churrasqueira, quintal, varanda ou espaço gourmet.

Churrasqueira elétrica

As churrasqueiras elétricas são opções bastante funcionais, exigindo apenas um ponto de alimentação de energia para a instalação.

Neste tipo de churrasqueira, a fonte de calor está localizada na parte superior, e com a proximidade e a potência adequadas é possível realizar um assamento perfeito. É importante ressaltar que quanto maior for a potência da resistência, mais calor é produzido e melhor será o sabor da carne.

Já os espetos giratórios, presentes no modelo Felesa, são ideais para quem mora em apartamento e não pode solucionar o problema da exaustão.

Além destas particularidades, a churrasqueira elétrica também oferece:

  • grande praticidade: facilita a limpeza após o uso;
  • design moderno: é fabricada inteiramente em inox;
  • acendimento facilitado: basta conectar o aparelho na tomada para começar a usar.

Churrasqueira elétrica Felesa – Modelo de embutir

Churrasqueira a carvão

A tradicional churrasqueira a carvão tem a preferência de muitos churrasqueiros, pois preserva a “magia” do churrasco e o processo clássico de preparar a carne: colocar o carvão, acender o equipamento e controlar o fogo e o tempo da carne. O maior atrativo deste modelo é o característico sabor tradicional defumado.

As churrasqueiras Weber inovam ao apresentar modelos de churrasqueiras a carvão portáteis e compactas; com esmaltação de alta qualidade e com dispositivos que auxiliam no controle da temperatura de assamento (entradas e saídas de ar).

Também é importante levar em conta o custo menor para assar a carne. As churrasqueiras Weber tem braseiro compacto que consumirá pouco carvão, que é mais barato que o gás e a eletricidade.

Churrasqueira a carvão Weber – Modelo Compact

Como escolher o modelo de churrasqueira ideal?

Agora que você já conhece as características dos principais modelos de churrasqueira, está na hora de conferir as melhores dicas para acertar na escolha da churrasqueira para o seu ambiente.

Confira o que considerar ao escolher uma churrasqueira para sua cozinha, varanda ou área gourmet:

1. Espaço disponível

O primeiro passo antes de escolher um modelo de churrasqueira é verificar o espaço disponível para a instalação do equipamento. Afinal, em ambientes fechados a coifa poderá ser necessária para a exaustão da fumaça.

Com esta primeira análise é possível encontrar a churrasqueira mais adequada para o espaço disponível, seja a gás, a carvão ou elétrica.

2. Áreas complementares

Além do ambiente ser adequado para o modelo escolhido — a gás, elétrico ou a carvão — é preciso considerar ainda as áreas complementares. Ou seja, o espaço para realizar o preparo e o manuseio da carne, como uma bancada espaçosa ou uma mesa de apoio.

Outro aspecto que não pode faltar é o cálculo da movimentação dos espetos. Afinal, é fundamental que a área da churrasqueira tenha espaço suficiente para o preparo da carne de modo adequado e para a movimentação confortável do churrasqueiro.

3. Materiais de revestimento

O calor produzido pela churrasqueira pode danificar a mobília. Por isso, é importante investir em materiais resistentes ao calor, como o granito, para revestir a bancada.

Materiais sintéticos também são opções indicadas, pois resistem a riscos e manchas. Por outro lado, o mármore deve ser evitado por se tratar de um material poroso.

4. Auxílio profissional

A dica mais importante na hora de escolher um modelo de churrasqueira é contar com o auxílio profissional.

Isso porque somente um especialista é capaz de identificar a melhor solução para o ambiente, além de propor um projeto adequado e realizar a instalação com todo o cuidado necessário.

Onde encontrar churrasqueiras modernas?

Se você já está pronto para escolher a melhor churrasqueira para seu ambiente, não deixe de conferir os modelos da Central das Lareiras

A Central das Lareiras é uma empresa especializada em aquecimento e reúne um time de profissionais capacitados para encontrar as melhores soluções de churrasqueiras para ambientes residenciais.

Nossa equipe analisa o seu projeto gratuitamente e apresenta a solução mais econômica e de maior eficiência para o seu espaço.

Quer conferir diferentes opções de churrasqueiras? Em nosso site você encontra vários modelos de churrasqueiras para diferentes necessidades.

Clique aqui para conferir as opções da Central das Lareiras.

Conte com a Central das Lareiras para transformar o seu ambiente em uma área de churrasqueira para receber os amigos e reunir a família.

Entre em contato com a nossa equipe e envie o seu projeto!


Conheça nossos produtos:


Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *