O que é uma casa ecológica?

O impacto das ações humanas sobre o meio ambiente é cada vez mais prejudicial. E devido a isso, muitas pessoas estão incorporando a sustentabilidade em suas vidas, adquirindo hábitos mais amigáveis à natureza.

Neste contexto, a casa ecológica vem chamando a atenção de quem deseja começar as mudanças dentro de casa.

Mas você sabe o que é uma casa ecológica e como é possível fazer do seu lar um ambiente confortável e menos prejudicial para a natureza?

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre este assunto!

O que é uma casa ecológica?

Também chamada de casa sustentável, a casa ecológica é uma residência projetada para reduzir ao máximo o seu impacto ambiental e promover uma interação mais saudável com o meio ambiente. Tudo isso sem abrir mão do conforto e bem-estar dos moradores.

E para garantir esta boa relação com o ecossistema, a casa ecológica utiliza materiais de construção sustentáveis, atóxicos e orgânicos, como tijolos e telhas ecológicas, bambu, madeira de origem certificada, pedras, entre outros.

Mas se a sua casa não foi construída de forma ecológica, saiba que com algumas mudanças é possível transformar o seu lar em um ambiente mais amigável ao meio ambiente!

Isso porque existem tecnologias e ferramentas sustentáveis que podem ser incorporadas à construção original, garantindo o conforto aos moradores e minimizando os impactos causados na natureza.

Como ter uma casa ecológica?

Confira quais aspectos considerar na hora de transformar o seu lar em um ambiente confortável e mais amigável ao ecossistema.

1. Reaproveitamento de água

O consumo e desperdício de água em um ambiente residencial pode ser grande no dia a dia. Afinal, certas atividades domésticas consomem uma quantidade considerável de água que acaba sendo descartada após um único uso.

A água da máquina de lavar, por exemplo, pode ser utilizada para lavar a calçada e o piso, enquanto a água da chuva pode ser reaproveitada para lavar o carro e regar o jardim.

Nas casas ecológicas, a água potável utilizada é reaproveitada, enquanto a água da chuva é coletada por meio de cisternas (reservatórios que captam e armazenam a água).

Dessa forma, o desperdício é reduzido ao máximo, ajudando tanto na preservação de recursos naturais quanto nas despesas da casa.

2. Energia renovável

O uso de painéis solares e o aproveitamento de energia renovável são as principais características de uma casa ecológica. Afinal, os painéis permitem a captação da luz do sol e sua utilização como fonte de iluminação.

E apesar dos painéis solares apresentarem um custo inicial alto, a médio e longo prazo o uso de energia renovável resulta em uma grande economia na conta de luz, além de ser menos prejudicial para o meio ambiente.

3. Aquecimento residencial

O uso de equipamentos de aquecimento residencial, como aquecedores, ar-condicionados e lareiras elétricas, é um dos maiores vilões da conta de luz. Isso porque estes utensílios utilizam muita energia elétrica para funcionar e aquecer a casa nos dias mais frios.

Mas com a solução de aquecimento certa, é possível reduzir o gasto de eletricidade sem abrir mão de um ambiente aquecido e aconchegante.

Os calefatores, por exemplo, são uma opção de aquecimento mais ecológica e amigável ao meio ambiente, pois a dupla combustão destes equipamentos reduz significativamente as emissões de CO, CO2 e outros componentes resultantes da combustão no meio ambiente.

Portanto, o uso dos calefatores de dupla combustão permite reduzir a agressão ambiental.

Conheça os calefatores da Central das Lareiras

O calefator de dupla combustão apresenta um funcionamento similar ao da tradicional lareira de alvenaria. Contudo, ele é um equipamento muito mais moderno, seguro e eficiente.

Considerado um sistema fechado, pois possui tampa de vidro resistente a altas temperaturas, o calefator proporciona maior concentração de calor e nenhuma liberação de fumaça no ambiente.

Em comparação com as tradicionais lareiras abertas, o calefator apresenta um rendimento térmico sete vezes maior, atingindo 80% de eficiência.

Além disso, a dupla queima realizada dentro do equipamento potencializa ainda mais a geração de calor e o aproveitamento da lenha, características que fazem dos calefatores de dupla combustão a opção de aquecimento ideal para substituir as lareiras tradicionais e os equipamentos elétricos.

A Central das Lareiras é especializada em soluções ecologicamente sustentáveis de aquecimento residencial, e possui diversas opções de calefatores para você escolher.

Mas se você não sabe qual modelo é o mais indicado para o seu ambiente, não se preocupe! Nossa equipe de especialistas está pronta para te atender e solucionar todos os seus questionamentos.

Acesse nosso site e confira os calefatores disponíveis, ou entre em contato conosco e receba um atendimento personalizado.