Veja as principais dicas para conservar a carne

Épocas quentes sempre são um convite para fazer aquele churrasco com os amigos. O calorão, porém, exige cuidados extras com a forma como se vai conservar a carne. Se guardadas da forma errada, podem estragar; duas horas fora do congelador já são suficientes para isso. Para evitar transtornos do tipo, alguns cuidados são necessários.

Por ser um produto perecível que possui muita água, a carne atrai microorganismos e bactérias. Quase todos os tipos podem ser congelados ou resfriados, com exceção de miúdos e vísceras – que devem ser consumidos imediatamente ou fervidos e guardados na geladeira por no máximo 2 dias.

Resfriando a carne

Para resfriar a carne, coloque-a na geladeira ou congelador sobre um prato ou vasilhame – algumas peças pingam sangue, o que pode contaminar outros alimentos e sujar o eletrodoméstico. É importante lembrar de guardá-la em um recipiente bem fechado; nem pense em deixar exposta! Esse armazenamento garante a qualidade do alimento por 72 horas (ou 3 dias).

Congelando a carne

A validade da carne congelada é significativamente maior que a da resfriada. Mas para aproveitá-la bem, alguns cuidados precisam ser tomados.

  • Não tempere a peça que for congelar. Alguns temperos sofrem alterações nesse processo, alterando o sabor do alimento. Só adicione condimentos quando for preparar o churrasco;
  • Caso a carne esteja fresca, dá para retirar os ossos e o excesso de gordura mas sem lavá-la debaixo da torneira;
  • A embalagem deve ser à prova d’água e ter o mínimo possível de ar. Se a peça veio embalada a vácuo, perfeito; caso contrário, armazene em um saco plástico com lacre, usando um canudo para retirar todo o ar dele. Dessa forma, a carne vai ter mais sabor, cor, frescor e perder poucos nutrientes;
  • Corte a peça fresca em pequenos pedaços, pois os maiores levam mais tempo para congelar e podem formar cristais de gelo – que alteram o sabor ao descongelar;
  • Carne assada também pode ser congelada. Recomendamos fatiar em pequenas porções e armazenar o molho à parte.

Esse armazenamento garante que a carne vai durar muito tempo – de 3 a 8 meses, dependendo do tipo.

Não é complicado guardar bem as carnes, não é? Melhor ainda é ter elas na grelha! Acesse nossa loja online e confira os melhores modelos de churrasqueiras para seu fim de semana. E continue ligado no blog, para mais dicas deliciosas!

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *