O que é dirty steak?

Como já mostrado aqui no blog, diferentes países preparam churrascos à sua maneira. Hoje vamos abordar mais uma forma de se preparar a carne: o dirty steak.

Traduzido literalmente como churrasco sujo, o nome é referência à simplicidade do preparo dessa carne. Ao invés de usar grelhas, a carne é preparada diretamente sobre a brasa do carvão. Mas será que isso dá certo?

Conhecida por vários chefs, a técnica surgiu nos anos 1960, nos Estados Unidos.  Ao ser cozida diretamente sobre a brasa, a carne adquire uma crosta crocante carbonizada e fica levemente mal passada por dentro, com uma coloração rosada.

O resultado final é esse pois, ao tocar o carvão vegetal, a carne é cauterizada e não sobra espaço entre a peça e a brasa para o oxigênio – por isso, não há combustão e as chances de queimar o alimento com esse método é bem menor. Em seguida, o bife começa a liberar umidade e o calor o cozinha por completo.

Assim surge o dirty steak, também chamado de Eisenhower steak (referência ao 34º presidente dos EUA, Dwight D. Eisenhower) e caveman steak (bife do homem das cavernas).

Preparando o dirty steak ou bife sujo

O segredo para ter sucesso nesse assamento é a utilização de carvão vegetal de qualidade, sem nenhum produto químico.  Outro importante detalhe, sem sombra de dúvida é escolher uma boa carne. Você vai querer usar uma peça firme e seca, que não vai desmanchar e criar uma bagunça carbonizada; então nada de peixe macios ou bifes finos.

Utilize cortes grossos e vegetais robustos. Lembre-se que a espessura define o tempo de assamento – um bife grosso médio, por exemplo, precisa que cada lado fique 3 minutos sobre a brasa para um acabamento bom.

Modo de preparo

Para você começar sua jornada na brasa, preparamos um passo a passo para assar um dirty steak.

  1. Obtenha um par de bifes de 2 a 4 polegadas de espessura sem tempero (sal e pimenta antes ou depois é opcional);
  2. Acenda a brasa usando carvão vegetal de qualidade, sem produtos químicos;
  3. Quando os carvões estiverem vermelhos, espalhe-os para criar uma camada uniforme;
  4. Coloque os bifes diretamente sobre as brasas e os deixe de 4 a 6 minutos e, com pinças longas, vire-os e deixe-os pelo mesmo tempo;
  5. Tire-os do fogo e use um pincel para tirar o excesso de cinzas. Essa é uma boa hora para temperar a peça a gosto;
  6. Deixe os bifes descansar por 10 minutos e então sirva.

Não é difícil preparar um churrasco sujo, não é? Agora que você aprendeu a fazer esta deliciosa receita, confira nossas churrasqueiras e prepare o seu dirty steak.

Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *