O que é churrasco americano?

Convidar os amigos ou os colegas de trabalho para um churrasco é sempre uma boa ideia. Mas às vezes cansamos da mesmice do combo linguiça, farofa, carne e cervejinha – é difícil enjoar disso, mas acontece. Para dar uma variada, dá para seu grupo experimentar modalidades diferentes de churrasco, como o americano. Pode ser uma grata surpresa – e mesmo que não seja, vocês terão carne e bebida o suficiente para relevar.

No Brasil e no mundo, costumamos chamar o churrasco americano de barbecue. Assim como aqui, o tipo de churrascada varia conforme a região. No mais comum, são preparadas salsichas, hambúrgueres e uma variedade de linguiças alemãs na grelha, sem excesso de temperos e servidas em pães de hambúrguer e/ou de cachorro-quente. No sul dos EUA, os americanos incluem outros tipos de carnes menos nobres, como costelas suína e bovina, sobrepaleta do boi ou até o porco inteiro, que são assadas e defumadas por muito tempo (até 12 horas) em fogo baixo para ficarem macias e suculentas. Mas o simples é a regra geral.

As churrasqueiras usadas são diferentes das nossas. Por lá, é comum encontrar aparatos movidos a gás, lenha ou mistas; modelos a carvão não são utilizados na maioria dos casos. As madeiras preferidas pelos norte-americanos são as de canela e macieira, que dão um aroma especial à carne.

Molhos e temperos

Os temperos também são descomplicados; geralmente, usa-se mostarda, maionese e ketchup. Outras opções também usadas mas com menos frequência são o Italian (base de azeite e vinagre), French (base de molho de tomate), Ranch (base de creme de leite) e Blue Cheese (base de queijo).

Nos barbecues sulistas, os temperos são mais elaborados. O mais tradicional é o Dry Rub, que reúne açúcar refinado, mascavo, sal, páprica doce e picante, cebola e alho em pó e pimenta e confere um sabor especial e único ao churrasco. As carnes são regadas com esses temperos antes, durante e depois de assadas, para garantir que não falte sabor.

Claro, não podemos esquecer do molho homônimo do churrasco: o barbecue. Trata-se de uma receita que mistura ketchup, mostarda e molhos de tomate e fornece uma gama enorme de variações para todos os tipos de churrasco. Nos Estados Unidos, doze tipos de preparo são reconhecidos e cada estabelecimento costuma criar seu próprio molho, aproveitando-se da leque amplo de mostardas e de combinações.

Acompanhamentos

No barbecue tradicional, são servidos alguns acompanhamentos semelhantes aos brasileiros: saladas de batata, de macarrão e a popular coleslaw (repolho e cenoura em cortes finos). Milho em espiga e batata assada também são comuns. Nos churrascos sulistas, além desses, outros petiscos são servidos: creme de milho, picles e baked beans (feijão que pode ser preparado salgado ou doce).

Viu só, dá pra variar um pouco na hora de fazer um bom churrasco! Agora que você conhece mais uma modalidade dessa prática gastronômica deliciosa que é o churrasco, visite a nossa loja e confira nossos modelos de churrasqueiras, inclusive as churrasqueiras a gás e encontre a churrasqueira perfeita para o seu barbecue!

Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *