Calefatores de dupla combustão

Você já imaginou poder aproveitar um ambiente totalmente aquecido e confortável até nos dias mais frios e com temperaturas negativas? Com os calefatores de dupla combustão isso já é realidade. 

Esses equipamentos de aquecimento reúnem o melhor da tecnologia e segurança para produzir calor de maneira mais inteligente e eficiente, sem agredir o meio ambiente. 

Se você ainda não conhece os calefatores de dupla combustão, não se preocupe! No artigo de hoje, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre estes equipamentos.

Conhecendo os calefatores de dupla combustão

O calefator de dupla combustão é um equipamento de aquecimento que funciona de maneira parecida com a tradicional lareira de alvenaria. No entanto, ele é muito mais moderno, seguro e eficiente.

A principal característica dos calefatores é que eles são sistemas fechados — possuem uma tampa de vidro resistente a altas temperaturas —, garantindo assim maior concentração de calor e nenhuma liberação de fumaça para o ambiente interno. Seu rendimento térmico é aumentado em torno de sete vezes quando comparado com as tradicionais lareiras abertas, passando de 10/15% para 80%.

Os calefatores de dupla combustão recebem esse nome justamente pelo processo duplo de queima que ocorre dentro do equipamento.

Essa dupla combustão aumenta ainda mais o aproveitamento da lenha e a geração de calor, fazendo dos calefatores a opção mais eficiente de aquecimento em comparação com as lareiras tradicionais.  

Mas afinal, como funcionam os calefatores de dupla combustão? 

Apesar de parecer complexo, o processo de dupla combustão destes equipamentos é bem simples, confira: 

  1. Primeira queima
    Nesta primeira etapa, a lenha colocada na parte inferior do equipamento é queimada normalmente, formando chamas que aquecem rapidamente. Quando a temperatura interna do calefator ultrapassa os 450 ºC, ocorre a dupla combustão.
  2. Segunda queima
    Na parte superior do calefator fica localizado o templador — peça retangular com furos para a entrada de ar secundário. Os gases liberados da queima da lenha sobem até o templador, onde entram em combustão junto com o ar secundário.
  3. Produção de calor
    Esta segunda queima produz ainda mais calor, deixando o ambiente melhor aquecido e garantindo um alto aproveitamento dos calefatores, cerca de 80%, enquanto das lareiras tradicionais é de apenas 20%.
  4. Liberação dos gases 
    Após a queima dos gases, o restante é liberado pela chaminé. No entanto, é importante ressaltar que devido à dupla combustão, a quantidade de fumaça lançada no ar é significativamente menor. Por isso, o calefator de dupla combustão é considerado um aquecedor mais ecológico.
  1. Sustentabilidade ambiental
    A dupla combustão tem como principal vantagem a redução sensível dos índices de emissões dos particulados sólidos, CO, CO2 e outros componentes resultantes da combustão da lenha. Assim, a agressão ambiental é reduzida e as normas ambientais mais rigorosas são atendidas.

Porque investir em um calefator de dupla combustão

Já entendeu como funciona a dupla combustão e porque o calefator gera mais aquecimento do que a lareira? 

Então confira agora dez vantagens de investir neste equipamento para aquecer a sua casa nos dias mais frios

  1. Menor consumo de lenha que a lareira aberta tradiocional; 
  2. Alta eficiência na geração de calor;
  3. Zero utilização de energia elétrica;
  4. Maior segurança para os usuários;
  5. Alta durabilidade e resistência;
  6. Menor emissão de poluentes no meio ambiente;
  7. Não espalha fuligem nem libera fumaça no interior do cômodo;
  8. Maior controle da queima; 
  9. Fácil limpeza e manutenção;
  10. Design moderno e sofisticado;

Escolhendo o calefator 

Existem diversas opções de calefatores de dupla combustão no mercado, alguns maiores e com maior potência, outros mais compactos e menos potentes. 

Com tantas opções assim, é preciso considerar algumas questões para escolher o modelo adequado para cada necessidade e utilizá-lo de maneira correta. 

Confira algumas dicas que separamos para você aproveitar ao máximo o calefator de dupla combustão:

Tamanho do espaço define a potência necessária

Alguns tipos de calefatores podem aquecer espaços bem amplos, com até 500m3. Por isso, na hora de escolher o equipamento é preciso considerar o volume de ar do ambiente onde ele será utilizado. 

Um calefator pequeno demais para o espaço pode não corresponder às expectativas de aquecimento do usuário.

Local da instalação define a eficiência geral

Escolher o local certo para a instalação também é fundamental para o desempenho do calefator. 

O indicado é que o equipamento fique o mais perto possível do centro do cômodo, assim a distribuição do calor ocorre de maneira equilibrada. Se isso não for possível, a dica é instalar o calefator em um local não muito “isolado” dentro do cômodo, facilitando para o equipamento espalhar o calor. 

Instalação segura

Durante seu funcionamento, o calefator esquentará os materiais externo, como paredes e tetos. Por isso, é preciso ter alguns cuidados básicos.

A caixa da lareira e seus materiais que a compõem devem prever as altas temperaturas de trabalho definidas pelo fabricante do calefator. Procure orientação técnica especializada para dimensionar e detalhar seu projeto e especificar materiais adequados, bem como as melhores técnicas construtivas. 

Se o piso do cômodo for de madeira, plástico ou carpete, é necessário fazer a instalação de uma placa de metal ou outro material resistente ao calor sob o calefator.

Já a elevação do equipamento com uma placa de mármore ou granito, por exemplo, pode ajudar a distribuir ainda melhor o calor, além de conservar o piso.

Limpeza do calefator

A limpeza do equipamento deve ser feita apenas após o resfriamento total do equipamento. 

Veja as instruções de limpeza no Manual do Usuário que acompanha cada lareira canadense ou calafator – utilize apenas materiais indicados.

Além disso, é importante lembrar que enquanto a lenha estiver em brasa, as cinzas não devem ser retiradas. 

Encontre o calefator ideal na Central das Lareiras

Agora que você está por dentro de tudo que precisa saber sobre os calefatores de dupla combustão, chegou a hora de escolher o equipamento ideal para a sua residência. 

Ainda está em dúvida? A equipe da Central das Lareiras está pronta para te auxiliar na escolha certa. 

A Central das Lareiras é especialista em aquecimento residencial e oferece diferentes opções de calefatores de grandes marcas. 

Confira alguns modelos: 

Bronpi – modelo BRISTOL 52

Calefator de dupla combustão compacto, é ideal para lareiras pré-existentes. Possui isolamento térmico de alta densidade e funciona com lenha ou carvão. 

Fabricado em aço e com tampo em ferro fundido, este calefator é prático e fácil de limpar. 

Conheça o produto aqui!

Diffusion – A1

Com design contemporâneo, este calefator é indicado para construção de parede radiante ou calefação central por ar quente. 

Fabricado totalmente em ferro fundido, o Diffusion é de fácil limpeza e possui finalização com pintura anticalórica resistente a até 650 ºC.

Conheça o produto aqui!

Bronpi – modelo FLORIDA P

O calefator de dupla combustão FLORIDA P é fabricado em aço e possui pintura anticalórica resistente a até 650 ºC.

Apresentando refração integral, este equipamento conta com porta e grelha em ferro fundido e é muito fácil de limpar.

Conheça o produto aqui! 

Estes e outros modelos de calefatores estão disponíveis para consulta, clicando aqui!

Seja para complementar um ambiente mais moderno ou clássico, a Central das Lareiras tem o calefator certo para o seu ambiente. 

Aproveite todo o conforto e segurança do aquecimento eficiente com os calefatores de dupla combustão da Central das Lareiras. Acesse nosso site e adquira já o calefator mais adequado para as suas necessidades.

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *