Lareiras a álcool e salamandras a pellet

Quando o assunto é aquecimento residencial, o mercado oferece diversas soluções inovadoras para atender às necessidades dos consumidores. As tradicionais lareiras a lenha, por exemplo, deram lugar a opções mais modernas, como as lareiras a álcool e as salamandras a pellet. 

Além de representarem mais segurança para os ambientes, estas “novas” alternativas de aquecimento são mais práticas e econômicas de usar e instalar, trazendo maior praticidade e economia ao dia a dia. 

Se você busca a melhor solução de aquecimento para a sua casa e não sabe qual modelo é o ideal para as necessidades da sua família, confira hoje um comparativo entre a lareira a álcool e a salamandra a pellet. 

Conheça as lareiras a álcool

Também chamadas de lareiras ecológicas, biolareiras ou lareiras a etanol, as lareiras a álcool representam uma opção de aquecimento cada vez mais popular no Brasil. 

Isso porque estas lareiras são simples de instalar, fáceis de manusear e complementam o ambiente com um visual bonito e moderno.

O funcionamento da lareira a álcool é muito simples. Basicamente, o equipamento funciona como uma câmera de combustão que utiliza a pressão atmosférica com reservatório integrado. 

O combustível utilizado neste modelo de lareira é o álcool 92,8 Inpm ou 96GL. São facilmente encontrados em supermercados, lojas de produtos de limpeza e farmácias. Similares com a mesma graduação e grau de pureza também podem ser utilizados – experimente álcool neutro,  álcool de cereais ou fluido para lareiras. Verifique sempre a procedência do fabricante.

Por não gerar fumaça nem fuligem, a lareira a álcool dispensa a instalação de dutos e chaminés. No entanto, é importante ressaltar que, assim como qualquer outro equipamento de aquecimento, esta lareira consome o oxigênio do ar e gera CO e CO2. Dessa forma, a lareira a álcool nunca deve ser utilizada em um ambiente hermético. Verifique se suas janelas e portas, quando fechadas, apresentam as tradicionais frestas e folgas. Se não, garanta a abertura de portas ou janelas para outros ambientes, sejam internos ou externos. A combustão do álcool é mais limpa do que a queima de lenha, por exemplo. Por isso, esta lareira é amigável ao meio ambiente, emitindo uma quantidade quase insignificante de poluentes.

A lareira a álcool pode ser encontrada nos modelos embutido ou portátil, ampliando ainda mais as possibilidades de utilização do equipamento. 

O modelo embutido pode ser colocado dentro de móveis, na parede, em bancadas, etc, sem a necessidade de instalar dutos ou fazer reformas significativas. Já a lareira a álcool portátil pode ser levada para qualquer cômodo da casa ou até mesmo para a área externa.

Vale aqui ressaltar que os modelos de melhor qualidade não apresentam em seu preenchimento com aquelas mantas cerâmicas brancas, que além de serem cancerígenas, absorvem a água da chuva, o que impede utilização em áreas externas.

Conheça as salamandras a pellet

Você já ouviu falar na salamandra a pellet? Apesar de não ser tão popular quanto a lareira a álcool, esta opção de aquecimento está ganhando cada vez mais adeptos no mercado.

Isso porque a salamandra a pellet é um equipamento de média potência térmica, grande rendimento térmico é responsável por produzir chamas estáveis e duradouras, num processo de combustão hermético e automatizado. 

A salamandra pode ser instalada em diversos cômodos da casa, complementando a decoração do ambiente de maneira elegante e moderna.  

A produção do calor das salamandras ocorre através da combustão dos pellets, compostos feitos de resíduos de madeira virgem comprimida e com baixo teor de umidade.

O pellet (biomassa) é uma alternativa sustentável aos combustíveis tradicionais, como a lenha, pois além de emitirem baixo teores de CO e CO2; a utilização do pallet evita a utilização da lenha e consequente desmatamento. 

Álcool x pellet: qual modelo escolher?

Como você conferiu, tanto a lareira a álcool quanto a salamandra a pellet são opções de aquecimento mais limpas e sustentáveis do que a tradicional lareira a lenha.

Mas qual modelo é o mais indicado para o seu ambiente e as necessidades da sua família? 

Confira algumas dicas para escolher o equipamento de aquecimento ideal: 

Inicialmente, verifique o tamanho do ambiente 

Antes de optar por um determinado equipamento para aquecimento residencial,  é preciso considerar o tamanho do ambiente a ser aquecido; porque cada tipo de aquecedor, ar condicionado ou lareira, tem uma determinada potência que aquece até uma determinada área ou volume de ar a ser aquecido .

Agora veja fatores a serem considerados:

  1. Defina a potência:

Verifique seu projeto arquitetônico e calcule o volume de ar quente a ser aquecido. Com esta grandeza verifique os modelos  disponíveis em ambas as linhas

  1. Qual relação você deseja ter com o fogo?

Há pessoas que gostam da proximidade de chamas abertas  – neste caso não pense duas vezes e escolha as soluções à álcool; porque as salamandras a pellet trabalham sempre com portas fechadas, realizando uma combustão hermética.

  1. Automação

Todas as operações das salamandras a pellet podem ser realizadas a distância ou programadas, exceto o abastecimento. Assim, pelo seu telefone celular, é possível comandar o acendimento e  temperaturas de trabalho, e quando você chegar em casa ela já estará na temperatura desejada. 

As lareiras a álcool por sua vez apresentam todas as operações manuais (abastecimento, acendimento e regulagem da intensidade).

  1. Dimensões 

A salamandra, com o tamanho de um frigobar, aquece de 80 a 120m2.

Já  a lareira a álcool precisa de afastamentos laterais que acrescentam pelo menos 40cm à largura original.

Consulte um especialista e verifique as condições de aplicação de cada modelo em questão. 

  1. Escolha sua concepção arquitetônica

Eventualmente os usuários de salamandras a pellets têm a impressão de que a chaminé para extração de fumaça não é necessária – isto não é fato.

Assim, se seu projeto não prevê a instalação de chaminé você terá que utilizar a solução a álcool. 

  1. Autonomia

As lareiras a álcool podem atingir até 8 horas de autonomia. Já as salamandras de pellet possuem uma autonomia maior. Alguns modelos podem atingir até 23 horas de funcionamento ininterrupto

Dessa forma, na hora de escolher o equipamento certo é importante levar em conta a forma de utilização.

Quem busca mais autonomia deve apostar nas salamandras.

Outra facilidade, é que ela poderá aquecer sua casa por toda  noite, sem necessidade de abastecimento.

  • 7 . Manutenção e cuidados

Devido às suas características e tipo de combustão, a lareira a álcool é um equipamento mais prático e fácil de ser manuseado, mesmo após sua utilização. 

Já as salamandras a pellet exigem cuidados maiores, principalmente quanto à limpeza do equipamento e a qualidade dos pellets utilizados na queima.

Nesse sentido, quem busca maior praticidade no dia a dia pode encontrar na lareira a álcool a opção ideal para aquecer o ambiente nos dias mais frios.

Independente do modelo escolhido, as lareiras a álcool e salamandras a pellets criam uma atmosfera aconchegante no ambiente e proporcionam todo o conforto que os dias de inverno pedem. 

Aquecimento residencial é na Central das Lareiras

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as lareiras a álcool e as salamandras a pellet, é preciso contar com o parceiro ideal para adquirir seu equipamento de aquecimento. 

A Central das Lareiras é especializada em aquecimento residencial e proporciona as soluções mais sustentáveis e adequadas para o seu ambiente. 

Na Central, você encontra diversos modelos de lareiras a álcool portáteis e embutidas, além de diversas marcas de salamandras a pellet

Nossos  profissionais são especialistas na instalação de equipamentos de aquecimento, levando maior segurança e tranquilidade a toda sua família! Acesse o site da Central das Lareiras e conheça nossos produtos! 

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.