Pellet – 8 critérios para escolher os melhores pellets

O que é pellet de madeira?

O pellet é um combustível amigo do ambiente. É um aglomerado de madeira é geralmente derivado da reciclagem de resíduos de serraria, como serragem e lascas de madeira. É um combustível eficiente, econômico e de fácil armazenagem.

Pellet de qualidade deve estar secos
Pellet de qualidade deve estar secos e serem feitos somente de madeira virgens.

Estes resíduos de madeira devem ser provenientes de madeiras naturais e “virgens”, sem contaminantes e secos para atingir um teor de umidade inferior a 10%.

Como escolher um pellet?

Para escolher um grânulo de alta qualidade, aqui estão alguns elementos para distinguir e comparar de acordo com as marcas disponíveis no mercado.

  •  CERTIFICAÇÃO

Para um melhor desempenho do seu pellet, solicite ao seu fornecedor Certificação por órgão competente, como o DIN Plus e EN Plus. Essas certificações garantem a você processos de fabricação rigorosos para um produto de qualidade.

  • O TAMANHO DOS PELLETS

O tamanho do pellet é essencial para o bom funcionamento da sua salamandra. Por isso, prefira pequenas pelotas (cerca de 6 a 8 mm de diâmetro e 2 a 3 cm de comprimento), para garantir uma boa circulação entre o silo e a câmara de combustão. Um pellet muito grande pode bloquear o seu sistema de aquecimento.

  • O TEOR DE UMIDADE DE PELLETS DE MADEIRA

Para manter um bom desempenho e funcionamento de sua salamandra, recomenda-se um nível de umidade entre 8 e 10%.

  • A TAXA DE FINOS

Os finos são fragmentos de madeira menores que 2 mm, são resíduos de operações de processamento e transporte. Portanto, recomenda-se a utilização de pellets de madeira com uma finura inferior a 1%. No caso de uma taxa muito alta, os pellets tenderão a queimar mais rápido e poderão gerar mal funcionamento do equipamento.

  • A DENSIDADE DE PELLETS DE MADEIRA

Quanto maior a densidade, menor o nível de finos. Isso resultará em mais calor.

  • A DUREZA MECÂNICA

É a capacidade do grânulo não quebrar sob o efeito de um choque. Por isso, é importante optar por uma porcentagem de alta dureza mecânica, em torno de 95%.

  • A PRESENÇA DE ADITIVOS NOS PELLETS DE MADEIRA

Escolha grânulos sem aditivos. Esses aditivos são prejudiciais ao meio ambiente: aumentam os gases de efeito estufa. Além disso, os aditivos aumentam o nível de cinza e eventualmente podem gerar emissões que agridam quimicamente os componentes de sua salamandra.

  • O PODER CALORÍFICO

Para maximizar o desempenho de aquecimento, o pallet deverá apresentar valor calórico de cerca de 5kWh/kg. Esta é uma das razões que as salamandras a pellets são muito potentes apesar de compactas.

Por fim, antes de escolher seus pellets, verifique todas essas informações com um fabricante de renome, assim você otimizará o uso do seu dispositivo. Lembre-se de adquirir localmente para reduzir a pegada ecológica devido ao transporte. E é bom para a economia local.

Bom fogo!

Equipe Central.

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *