Firepit – o que é?

Firepit é, simplificando, um buraco no chão para se fazer uma fogueira.

FOGUEIRAS

Uma fogueira é o nome dado ao conjunto de qualquer material que possa arder em chamas, seja individualmente, como a lenha, seja na composição de dois ou mais componente, como madeira e papel, por exemplo. Com diversos objetivos, pode servir para promover aquecimento, cozer alimentos, manter animais selvagens afastados, práticas de rituais religiosos, ritos pagãos, festas e divertimento.

No Brasil, é muito comum o acendimento de fogueiras durante as comemorações da festas juninas, sobretudo na noite de São João. Segundo a tradição católica, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.

SIMPLES, NÃO É?

Quem já brincou numa festa junina junto a uma fogueira sabe que elas sempre estão soltando muita fumaça, fagulhas e que a chama sofre o efeito dos ventos, hora empurrado a chama para lá, hora para cá.

Todos estes fatores geram riscos e desconforto. Fagulhas são muito perigosas porque podem começar um incêndio à metros de distancia da fogueira. Intuitivamente, o que se pensa inicialmente seria em fazer um pequeno buraco no chão para que o vento não incida diretamente no fogo. Assim você estaria expondo menos as brasas ao vento.

Mas nem tudo está resolvido:

  • buracos podem desmoronar,
  • buracos fundos são difíceis de escavar,
  • a umidade da terra dificulta o acendimento e criará ainda mais fumaça,
  • o buraco deve ser largo?
  • tem que revestir?
  • e depois da festa, como é feita a limpeza?

Pensando nisto tudo, como é comum neste seculo, as coisas simples se tornaram um pouco complicadas, porque o buraco então deve ter paredes.

Uma maneira americana de fazer firepits

Vamos consultar quem mais entende de construção nos USA: Home Depot é uma das maiores companhias varejista norte-americana, que vende produtos para o lar e construção civil.

Aqui ele demonstra como fazer um firepit. Seus princípios são validos aqui também, em nossas terras tropicais – preste atenção:

Ficou grande demais? Parece um poço gigante? Será que eles entendem mesmo de firepits?

Vamos ver outro firepit:

FANTÁSTICO!!!

Tudo de bom! Materiais disponíveis aqui, dimensão legal e entrada de ar para melhorar a combustão – perfeito não é mesmo?

O FIREPIT definitivo!

Conheço poucas pessoas que tem uma pá, muito menos que teriam disposição para cavar um firepit.

O DIY firepit é uma grande solução para você prever no projeto de casa nova. Mas se sua casa já está pronta e você deseja receber seu amigos em volta do fogo neste final de semana?

A Central das Lareiras tem a solução: um firepit pronto para uso, que pode ser utilizado sobre piso existentes e que não precisa de lenha, somente de pellets?

Firepit Central - pronto para uso
Firepit Central. Em aço inox, é portátil e queima pellet. Sem fumaça.

Caso não conheça o pellet veja abaixo toda a praticidade e potencial do pellet como combustível para calefatores, salamandras e firepits.

Conheça mais e compre parcelado no seu cartão de crédito, sem sair de casa na Central das Lareira.

EQUIPE CENTRAL.

Você pode gostar de...