3 cuidados básicos para ser ter com as lareiras à lenha

Com a chegada do outono está semana, volta a época das estações mais frias, momento perfeito para se usar a lareira. Porém, após alguns meses de calor, é preciso tomar alguns cuidados antes de começar a usar o equipamento. A seguir, vamos dar algumas dicas para você aproveitar com segurança o aquecimento fornecido pelas lareiras à lenha.

Chaminé

A primeira coisa a fazer – além de limpar bem a lareira – é verificar a chaminé, local preferido para pássaros construírem ninhos ou para marimbondos fazerem uma casa durante o verão. Qualquer coisa que obstrua o caminho da fumaça deve ser retirada, pois uma chaminé obstruída pode gerar refluxo de fumaça, que além de desagradável é tóxica.

Lenha ou Briquete

A lenha que alimenta o fogo deve ser sempre seca; a molhada produz muita fumaça e não acende corretamente. As recém-cortadas sofrem do mesmo problema, então evite. Caso possível, é recomendado armazenar as toras em lugar coberto e ventilado.

Utilize também o briquete, que é resíduo de madeira seco e comprimido, tem alto poder calórico e é extremamente conveniente.

Fuja de acidentes

Para acender as lareiras à lenha, evite usar acendedores líquidos, como álcool, pois ele sua evaporação pode ocasionar acendimentos perigosos. Utilize sempre GRAVETO na base do fogo a álcool GEL como iniciadores de fogo – sempre funciona! . Também nunca se esqueça de usar o equipamento com uma tela de proteção; dependendo do tipo da lareira e da lenha, fagulhas podem saltar grandes distâncias, causando estragos e perigo de incêndio.

Inicialmente, não coloque lenha em excesso para não elevar muito a chama. Alimente a lareira aos poucos para sempre ter brasa e evite labaredas altas – que podem ser um risco.

Água nunca deve ser usada para apagar o fogo; o choque térmico causado pode estragar de vez a lareira. Espere a chama se extinguir sozinha. As cinzas devem ser retiradas quando a lareira já tiver esfriada totalmente; ela nunca pode estar quente, pois pode resultar em acidente.

Caso a lareira esteja em um dormitório, certifique-se que a chaminé esteja em PERFEITAS CONDIÇÕES DE USO – refluxo de fumaça levam ao estado de dormência e fatalidades podem ocorrer!

Uma última dica importante: curta o conforto da lareira junto com uma taça de vinho. Ou uma bebida quente. O importante é relaxar!

Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *