Veja como é fácil fazer a limpeza de uma lareira à lenha

Se você já possui uma lareira na sua residência, sabe como é bom estar em um ambiente aconchegante e aquecido. Acontece que as lareiras necessitam de alguns cuidados específicos, referentes à sua limpeza e manutenção. Hoje falaremos sobre as lareiras à lenha, o modelo mais tradicional e um dos mais charmosos, não é mesmo?

Logo de cara, quando se fala na limpeza de uma lareira a lenha, pode-se dizer que o primeiro passo é fazer a remoção das cinzas. Mas lembre-se que a segurança sempre deve estar em primeiro lugar, portanto, para fazer essa tarefa espere que as brasas se apaguem completamente, assim você evita o risco de queimaduras.

Essa remoção geralmente é feita com uma vassourinha e uma pá. Sem segredos. Outros objetos como o atiçador e a pinça podem te ajudar na retirada de resto de tocos que não queimaram totalmente.

Para a parte interna da lareira se recomenda a aplicação de um pano umedecido. Não utilize produtos químicos como água sanitária e detergentes. Seus componentes podem danificar o acabamento da sua lareira.

Aqui vai uma dica, se a sua lareira possui porta de vidro, sobre um pano úmido ou papel jornal, aplique um pouco das cinzas e na sequência passe esse mesmo pano ou papel no interior da porta. Essa prática ajuda na remoção da fuligem, depois é só passar um outro pano úmido ou papel e sua porta ficará limpinha.

A chaminé também precisa de limpeza:

Além da lareira, é importante você ficar atento à manutenção da chaminé. Você pode fazer pequenas inspeções para verificar se há algum tipo de problema. Por exemplo, com uma lanterna, verifique se há alguma coisa que possa estar bloqueando a saída da fumaça. As chaminés podem ter um acúmulo de folhas e fuligem. Outro problema é a criação de ninhos por pequenos animais como aves e roedores. Para a resolução desses problemas, chame um profissional. Ele é a pessoa capacitada para fazer o trabalho de forma correta e segura. Vale destacar que os cuidados com a sua chaminé devem ser feitos anualmente.

Gostou das dicas? Em breve falaremos sobre algumas precauções que você deve ter antes e durante o uso da sua lareira.

Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *