Bebidas para acompanhar seu churrasco

Chegou a hora! Mais uma churrascada no final de semana para família e amigos. Carne comprada, cortada e temperada. Acompanhamentos a caminho, brasas aquecendo, e o que mais? Bem, chegou a hora de abrir uma cervejinha, a escolha número 1 do Brasil para acompanhar o evento. Pode ser qualquer uma, afinal, cerveja é cerveja, não é? Mas existem outras bebidas que casam muito bem com aquela carne assada.

Bem, não exatamente. Vamos dar uma olhada agora em algumas opções para acompanhar aquela carne deliciosa.

Caipirinha

Muitos apreciam uma caipirinha ao acompanhar a feijoada, excelente pedida. Em um churrasco a caipirinha entra como o aperitivo perfeito durante uma conversa, provando algum petisco antes que a carne fique pronta. Você só precisa de limão, açúcar, vodka (ou pinga mesmo) e gelo. Muito fácil, simples de fazer e aprovada por todos. Quer aprender? Descasque dois limões e corte em rodelas. Em um copo, amasse os limões com um batedor adicionando 5 colheres de açúcar. Agora coloque a vodka a gosto (uma dica é contar 7 segundos, sem muita pressa. Misture bem e termine com o gelo. Pronto! Experimente também usar outras frutas que tenham suco. A caipirinha fica ótima com saquê e morango.

Refrigerantes

Bem, refrigerantes também podem acompanhar um churrasco. Não nos leve a mal, mas há aqueles que não bebem bebidas alcoólicas. Como a carne, em geral, tem sabores fortes e gorduras, um refrigerante, na realidade, ajuda a digerir, devido ao gás. E o sabor também realça. Já experimentou uma costelinha de porco marinada na Coca-cola? Hmmm…

Vinhos

Outra ótima pedida, mas que demanda um pouco de conhecimento para escolher o tipo certo para o churrasco. Procure sempre harmonizar o tipo de carne e pratos que pretende servir com o vinho específico para ter a melhor experiência gastronômica. Normalmente, vinhos tintos e secos acompanham melhor as carnes vermelhas, enquanto brancos podem ser uma boa junto às saladas, peixes e frangos.

Whisky

Assim como a caipirinha, esse pode ser uma boa opção durante os aperitivos, bem como com a carne, especialmente a bovina, pois o sabor forte e encorpado das bebidas destiladas ressalta bem os sabores.

Cerveja

Deixamos o melhor para o final, é claro. Assim como os vinhos, temos uma quantidade imensa de opções na hora de escolher uma cerveja para acompanhar o churrasco. Porém, ao invés de escolher de acordo com o prato principal, podemos experimentar algo novo. No Brasil, somos acostumados a beber cervejas tipo Standard American Lager (98% da cerveja consumida no Brasil), que é o carro chefe de praticamente todas as cervejarias. Até mesmo marcas que se dizem pilsen, como Skol, Antarctica e Brahma, são lagers. Mas tudo bem, porque a pilsen é uma variação mesmo da lager. Essas cervejas são ótimas para o nosso clima tropical e vão muito bem acompanhando um aperitivo ou salada, por serem mais leves e de teor alcoólico mais baixo. Mas na hora em que passamos ás carnes, é mais indicado acompanhar com cervejas mais encorpadas e fortes, que possuem notas defumadas e sabores mais realçados e combinam totalmente.

Então, no próximo churrasco, experimente algumas marcas e tente encontrar os sabores que melhor se adequam ao seu paladar. Cervejas em geral dependem de achar aquela marca e sabor que melhor se identifiquem, ainda mais no nosso país, onde nos acostumamos há décadas com cervejas leves. Mas não vamos nos render!

Confira alguns modelos de churrasqueiras para deixar seu churrasco ainda  mais incrível.

Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *