7 tipos de sal para você usar no seu churrasco

Um bom churrasco é feito com bons temperos. Tão importante quanto escolher a melhor carne é saber selecionar o sal e as ervas que irão dar o gosto. Porém, não basta ter à mão temperos de qualidade, mas também saber como usá-los, afinal, você não quer o seu churrasco nem muito temperado ou sem gosto algum.

Um item indispensável para deixar o churrasco ainda melhor é o sal. Presente nas mais diversas formas, ele serve para complementar o sabor do prato principal. Mas escolher qual usar não é uma tarefa tão simples. Tradicionalmente, usa-se o grosso; mas existem muitos outros tipos de sal, cada um com características próprias que deixam a carne com gostos distintos.

Por isso, preparamos um breve guia com os tipos de sal mais utilizados no preparo de carne para churrasco. Continue a leitura e veja como usar cada tipo de sal.

Sal marinho: raspado manualmente da superfície de lagos em evaporação, passa por um refinamento rústico, gerando grãos irregulares. Isso faz com que tenha um sabor salgado bem acentuado. Contém alta quantidade de sódio.

Sal de parrilla: tradicional da Argentina, tem granulação média e é usado nas parrilladas por ser um tempero homogêneo e saboroso.

Sal grosso: é o tradicional dos churrascos. Seus cristais grandes preservam as propriedades dos alimentos e evitam o ressecamento. Por não ser purificado como o refinado, possui mais cálcio, magnésio, potássio e selênio.

Sal defumado: defumado lentamente usando madeiras nobres, como o carvalho. O sabor é levemente adocicado (e defumado, obviamente). É bastante versátil e combina com várias carnes.

Sal rosa: com quase metade do sódio do tipo normal, é rico em minerais e é o mais puro dos sais marinhos. Tem sabor suave e picante, caindo bem com vários tipos de carne.

Sal negro: não refinado, suas origens remontam à Índia. Como tem enxofre na composição, o sabor é sulfuroso e pode lembrar o de gema de ovo. Tem textura crocante e solúvel.

Flor de sal: considerado um sal gourmet, é colhido da primeira camada de evaporação das salinas. Tem minerais e nutrientes que facilitam a digestão e seu sabor é mais suave,

Agora que você descobriu um pouco mais sobre sal, que tal usá-los no seu próximo churrasco! Nos próximos posts, daremos mais dicas para tornar seu churrasco cada vez mais saboroso.

Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *