6 dicas para aumentar a eficiência da sua lareira à lenha

EFICIÊNCIA TÉRMICA

Com a queda da temperatura e a tendência de dias mais chuvosos, nada melhor do que ficar no aconchego do lar, de preferência aquecido junto à lareira. Para aproveitar ao máximo o calor gerado e não desperdiçar nada, é importante levar em conta as características do seu equipamento.

Para começar, saiba que as lareiras abertas são as campeãs em desperdício de calor – somente cerca de 10% do calor produzido aquece o ambiente; 90% foge pela chaminé.

Como o fogo precisa de oxigênio para a combustão, o ar frio de fora é puxado e mais lenha é consumida. Isso não acontece com as lareiras de alto desempenho, que têm rendimento de cerca de 80% do calor gerado.

Estas lareiras extraordinárias também são conhecidas como calefatores, lareiras canadenses ou recuperadores de calor a lenha.

Então tenho que fechar a lareira?”, você deve estar se perguntando. Não necessariamente. Levando em conta que ela tem um papel decorativo importante, a ideia desagrada muita gente. Por isso se criaram algumas soluções para tornar a lareira a lenha mais eficiente.

06 SUGESTÕES

  1. Instale um recuperador ou calefator de calor. Basicamente, eles são caixas metálicas que mantém a combustão hermética. Aquecem o ambiente por irradiação e convecção de ar quente. Os melhores modelos como o Florida da Bronpi, vem com ventiladores para canalização ar quente. Dá até para esquentar o resto da casa! Essa é a opção mais eficiente.

  2. Em uma lareira aberta tradicional a lenha, invista em um painel traseiro (fireback), chapa de ferro fundido colocada na parte de trás da caixa de fogo. A função dele é refletir o calor para o ambiente, impedindo que os tijolos (se houver) absorvam-no.

  3. Coloque um aquecedor tubular, que capta o ar frio abaixo da lareira e o aquece de volta ao ambiente.

  4. Acrescente portas de vidro cerâmico da Shott Robax. Com elas, o fluxo de ar é regulado e controla ar quente que sai pela chaminé.

  5. Instale um novo dumper. Eles regulam o fluxo de ar e fumaça que sai pela chaminé.

    Esperamos que essas dicas sejam úteis para você, leitor. Se gostou desse post, continue acompanhando o blog para mais informações sobre lareiras!

Você pode gostar de...