Lareiras a álcool realmente aquecem o ambiente?

Apesar das lareiras a álcool serem comercializadas no Brasil desde 2009, muitos consumidores ainda não conhecem todos os detalhes operacionais deste tipo de lareira. São frequentes as dúvidas com relação à sua eficiência térmica e segurança.

Neste post tentaremos explicar como as biolareiras (a etanol ou álcool) irão aquecer o seu ambiente e as precauções que você deve ter antes de compra-las.

Primeiro é importante que você como usuário deste sistema de aquecimento, defina seu OBJETIVO:

  • Você quer AMBIENTAÇÃO ou também AQUECIMENTO EFETIVO?

LAREIRAS PARA AMBIENTAÇÃO:

Se este é o seu caso, não se preocupe com nada, exceto com qual a melhor dimensão do queimador que se adeque ao projeto de sua lareira ou arranjo construtivo.

Sempre considere as CARACTERÍSTICAS DA CHAMA fornecida pela câmara ou queimador – consulte o fabricante com relação à temperatura e altura da chama, pois estes fatores impactarão o seu projeto e materiais escolhidos.

Ambientação: Lareira externa Artfire modelo cc80 (Proj. de Rodrigo Buglione / Bohn Fotografia)

Ambientação: Lareira externa Artfire modelo cc80 (Proj. de Rodrigo Buglione / Bohn Fotografia)

LAREIRAS PARA AQUECIMENTO EFETIVO:

Para que você tenha aquecimento efetivo, é importante conhecer o PERFIL DA LAREIRA (potência, tipo de álcool, autonomia e consumo); bem como as CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE onde será instalada (volume de ar a ser aquecido considerando a integração dos ambientes; tipo do material de revestimento do piso; área de janelas e percas de calor)

Parece complicado… MAS NÃO É!

Verifique com o fabricante das lareiras. Ele deverá oferecer ORIENTAÇÃO TÉCNICA GRATUITA para dimensionar e detalhar sua lareira.

Confira se ele apresentará o CERTIFICADO DE ATOXIDADE, pois esta é a garantia de que você poderá utilizá-la sem chaminé garantindo assim alta eficiência térmica.

lareira aquecimento

Aquecimento efetivo: lareira Artfire modelo 02slim45 sem chaminé (Proj. Carolina Bruchner Bastos / Kelly Knevels Foto).

Para completar a sua experiência você pode consultar a ferramenta de cálculo da Artfire, que vai ajudar a dimensionar a sua lareira e orientar a escolha do melhor conjunto.

http://artfire.com.br/simule-seu-ambiente/

Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *