Saiba mais sobre salamandras, estufas e lareiras a pellet

Recentemente o mercado tem oferecido salamandras, estufas e lareiras a pellet.

Cada região do Brasil utiliza uma designação diferente para estufas, que também podem ser chamadas de salamandras ou lareiras externas.

Com tantas opções fica difícil escolher o tipo mais adequado e perguntas: como funciona cada tipo? qual é a melhor para minha casa? Quais as diferenças e vantagens entre uma salamandra e uma lareira a pellet? Qual a mais econômica?

Neste post vamos listar algumas vantagens das lareiras a pellet e das salamandras a lenha.

Primeiro as salamandras ou estufas a lenha

As salamandras a lenha são clássicas. Se você ainda não viu uma pessoalmente, com certeza já a viu em filmes. Composta por uma câmara onde é colocada a lenha, as salamandras são feitas em chapas de aço carbono e/ou ferro fundido (estufa modelo ORDESA, da espanhola Bronpi).

Rendimento térmico e economia: Sua principal vantagem é a facilidade de instalação – basta acoplar a chaminé, sem a necessidade de reformas ou obras civis.

As salamandras europeias atuais tem rendimento térmico acima de 75% – isto que dizer que ela consome 7 vezes menos que a tradicional lareira aberta à lenha. A economia é significativa porque além de lenha elas podem queimar o briquete ou lenha ecológica. Ainda, a dupla combustão deve estar presente pois é garantia de que o produto atende as normas CE e DIN referentes a potência, desempenho térmico e ambiental.

Design e segurança: A combustão da lenha ou briquete ocorre em câmara hermética, assim não há perigo de que fagulhas saltem para fora e provoquem acidentes; bem como não haverá a possibilidade da fumaça retornar ao seu ambiente intoxicando pessoas e “defumando” tudo e todos.

Você poderá contar com diversos estilos de design, dos clássicos em ferro fundido que mantém um toque de design vintage, aos mais modernos e contemporâneos. E efeito será sempre um objeto de destaque onde está instalada.

Agora as lareiras e estufas a pellet

Já as estufas lareiras a pellet, como o nome destaca, utilizam o pellet, um material ecológico e de baixo impacto ambiental. Feitos de serragem compactada de resíduos da indústria madeireira. São práticas pois abastecidas, têm autonomia de sete horas. Podem ser programadas para aquecer em determinado horário. A temperatura também pode ser controlada, permitindo deixar o ambiente sempre estável. Imagine as possibilidades: programar o equipamento para deixar sua casa quentinha no fim do dia, após o trabalho. Fantástico, não?

Elas emite fumaça e fuligem. Assim, precisam de chaminé. A melhores marcas como Pellet Brasil, Euroalpi, Kallor, Nordica, Thermorossi e Bronpi, apresentam exaustão forçada e permitem a instalação de  ramal horizontal com até 02 metros de comprimento. A limpeza diária de vidros e retirada de cinza é obrigatória.

Por se tratar de produto de alta complexidade mecânica e eletrônica, certifique-se da tradição do fabricante, bem como de sua rede de assistência técnica.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as salamandras ou estufas a pellet que tal acessar o nosso site. Nele você encontra diversos modelos de lareiras e já pode ir se preparando para a primavera e o verão conhecendo todas as nossas churrasqueiras. Aproveite também para seguir a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar de...