Rub me, baby

Você já experimentou usar um tempero RUB no seu churrasco? Se não, está por fora desta explosão de deliciosidade!

Vamos te explicar o que é um RUB, então. A palavra vem do inglês, e significa esfregar. E é bem isso que fazemos com a carne, usando uma mistura de temperos triturados.

Mas antes de falarmos do tempero e preparo, precisamos entender quando um Rub (ou dry rub, como outros chamam) se torna necessário. Esta postagem de hoje está se baseando no churras do Tio Sam, porque o rub é muito usado lá.

Já que falamos do bbq americano, lembre que eles assam de forma um pouco diferente da nossa. Churrasqueira pra eles ou é uma grelha, ou um forno defumador. E as carnes possuem 3 formas de temperar: Sal e pimenta, Molho ou Rub.

Alguns tipos de carne pedem apenas sal e pimenta, porque são extremamente saborosas e já possuem uma quantidade de gordura entremeada, que as deixam já perfeitas no assado. É o caso da maioria das carnes bovinas, como a costela, o contrafilé, o t-bone (steak), etc…

Já outras carnes não tão gordurosas e suculentas e maravilhosas e… Bem, carnes menos providas de adjetivos podem pedir que você adicione esse sabor manualmente, e daí entram os rubs. É o caso de carnes suínas em geral (pernil, barriga, costela, lombo), frangos e alguns cortes bovinos como o cupim e o peito.

O terceiro caso do tempero americano é o molho (gravy), que vamos tratar especificamente em outra ocasião, mas que constitui em praticamente colocar a carne pra virar o Michael Phelps do churrasco. A graça do gravy é comer com as mãos, se labuzando todo, como se tivéssemos voltado aos 6 anos. Principalmente indicado para cortes suínos e frango, pra poder segurar nos ossos mesmo.

Ok, então entendemos como funcionam os tipos de tempero, então vamos chegar ao ponto finalmente e explicar o Rub, ou Dry Rub (esfregar a seco), que é realmente delicioso e transforma todo o sabor da carne. Mas como a carne suína e de frango pegam pouco tempero, tente deixar a carne descansando o máximo possível, de preferência algumas horas antes de assar, para ficarem bem saborosas. E o sal só vai no final, ok? Só quando estiver quase tirando da churrasqueira.

O processo é mais ou menos assim: esfregue o tempero na carne, ao redor de toda ela. Em cima, embaixo, nas laterais, e etc, cobrindo tudo mesmo e massageando bem. Deixe descansando por algumas horas. enrole em papel laminado (ou em uma assadeira) e deixe em fogo indireto (no meio da churrasqueira, ou na grelha, mas fora do fogo), quando estiver bem assado (mais ou menos 1 hora), retire o laminado, jogue o sal e deixe dourar bem na grelha ou no espeto baixo. Pronto! Agora, que tal uma receitinha de rub pra você experimentar? Repare que ele será esfregado, então os ingredientes devem estar moídos ou em pó.

Rub ao estilo de Menphis

Uma receita  saborosa e que pode ser usada á vontade, porque tem um sabor bem moderado!

  • ½ xícara de páprika (é mais pra dar cor, mas se gostar, use a picante pra apimentar também);

  • ¼ de xícara de alho em pó (sim, em pó. Dá pra achar em lojas tipo mercado municipal);

  • ¼ de xícara de pimenta chilli (a Red Hot Chili Pepper, mas em pó. Teste a ardência pra não se assustar, ein);

  • 3 colheres de sopa de pimenta preta;

  • 3 colheres de sopa de cebola em pó (igual o alho. bem legal ter na cozinha esses dois);

  • 1 colher de sopa de açucar mascavo (este vai dar o adocicado na receita, e ajudar a dourar quando assar);

  • 1 colher de sopa de orégano;

  • 1 colher de sopa de tomilho em pó;

  • 1 colher de sopa de cominho (tudo em pó,você entendeu?);

  • 2 colheres de mostarda seca em pó;

Agora, se você estiver se sentindo corajoso, e conseguir encontrar, adicione também:

  • 2 colheres de sopa de semente de aipo moída;

  • 2 colheres de sopa de coentro moído;

  • 2 colheres de sopa de pimenta da jamaica;

São muitos ingredientes, não? Então, é uma boa já comprar uma quantidade maior e fazer pra guardar, que dura muito tempo em um pote de vidro. Outra coisa: reparou que não tem sal na receita? Pois é, como sempre dizemos, o sal não é tempero, é um realçador de sabor. O rub já tem muito sabor por si mesmo, e além disso, uma característica do sal é absorver água, o que deixa a carne seca. Por isso, só salgue a carne no final do processo, quando estiver dourando ou pouco antes de servir. No fim das contas você vai perceber que acabará usando até menos sal, e vai ficar uma carne maraaavilha!

Você pode gostar de...