Linguiça: veja suas características e conheça os seus tipos

Presença obrigatória em qualquer churrasco, a linguiça faz sucesso pelo mundo devido à sua variedade de tipos e sabores, combinando com várias ocasiões.

Geralmente feitas de porco, existem combinações com outros tipos de carne e até vegetarianas – que enganam até o mais ferrenho dos carnívoros. E se você quer aprender um pouco mais sobre esta deliciosa iguaria, continue conosco e veja o pequeno guia que preparamos.

Características da linguiça

As linguiças têm dois aspectos principais: carne utilizada e processo de preparação. Junto com os temperos, a carne usada define o sabor e tem várias opções: gado, porco, galinha, carneiro e mista. As puras levam partes de um só tipo de animal, enquanto as mistas unem pedaços de bichos diferentes.

O processo de preparação diz respeito à forma como a linguiça chega ao consumidor: fresca, curada ou defumada.

As frescas são as que vemos no churrasco: são macias e precisam ser cozidas antes de consumidas. Já as curadas são banhadas em uma mistura de sal, açúcar e salitre. O tipo defumado passa por cozimento por fumaça (defumação), deixando-o com sabor rico e marcante.

Principais tipos de linguiça

Quando o assunto é encher linguiça, a humanidade não conhece limites. Por isso, criamos várias combinações para essa iguaria. Veja agora algumas delas:

Toscana

Tipo mais presente em churrascos, é feita com carne de porco, gordura e temperos. Quando for comprar, fique ligado na aparência: ela deve ter uma coloração natural, avermelhada e rosada.

Frango

De cor clara, tem sabor suave e textura única. Por ser um tipo mais líquido, recomenda-se furá-la antes de assar, para que não estoure com a pressão interna.

Calabresa

Nela, é utilizada carne de porco curada, cheiro verde e pimenta calabresa, garantindo um sabor forte e marcante. É uma receita que surgiu na região da Calábria, na Itália – daí vem o nome do alimento.

Mista

O nome já diz tudo, feita a partir da mistura das carnes de porco e de gado, o sabor é mais suave que a toscana e a calabresa e a aparência é bem heterogênea, com pontos escuros e claros bem evidentes. Pode ser encontrada em formatos finos e grossos.

Portuguesa

É feita com 100% de carne de porco curada e defumada. Apesar de ser bem semelhante à calabresa, tem sabor mais leve pois não leva temperos fortes.

Paio

Essa linguiça é feita com uma mistura de carnes bovina (20%, no máximo) e suína defumadas e curadas. Cai super bem como tira gosto e em feijoadas.

Vegetariana

Opção para os que não comem carne, pode ser feita de vários jeitos: com PTS, feijão, farinha de rosca, polvilho, legumes… A criatividade é um prato cheio!

Agora que você sabe as diferenças entre os tipos de linguiça, que tal preparar cada um para perceber isso na prática? Para dar tudo certo, não esqueça de usar uma boa churrasqueira – temos as melhores opções em todos os formatos (gás, carvão, elétrica) em nossa loja!

Você pode gostar de...