Lareiras a lenha de alto desempenho térmico: Calefatores ou Recuperadores de Calor – Quais as diferenças?

Existe alguma confusão na denominação destas lareiras a lenha. Não se preocupe – vamos aqui tentar entender o princípio funcional de cada tipo, porque há uma diferença técnica básica entre elas: a maneira com a qual elas trocam de calor com o ambiente.

CALEFATOR

Vem pronto de fábrica com sistema integrado a lareira que permite a canalização ou distribuição de ar quente em mais ambientes.

lareira_calefator

Calefator com 02 saídas de ar quente superiores e MOTORIZADAS. Totalmente revestida com isolamento térmico com alto poder de refração.

 

RECUPERADOR

É projetada e fabricada para irradiar calor, em sua maioria dos casos por todas as suas faces, gerando assim planos ou superfícies irradiantes de calor, bem como também uma maior quantidade de ar quente.

lareira_recuperador

Recuperador de calor em ferro fundido, sem ventiladores e sem isolamento térmico. Este modelo apresenta incluídas grelhas para entrada de ar frio no nicho da lareira.

COMO ESCOLHER O MODELO?

Pela quantidade de ambientes que ela vai atender e dimensão total da rede de ar quente. Entenda por tamanho da rede de ar quente a quantidade de saídas do ar quente bem como o comprimento da projeção horizontal da rede.

Ficou complicado?? Então vamos com calma …

Quantos ambientes você deseja aquecer?

QUANTIDADE de AMBIENTES

SOLUÇÃO ADOTADA

UM AMBIENTE

O ambiente no qual está instalado a lareira. Utilize qualquer salamandra, calefator ou recuperador.

DOIS AMBIENTES

O ambiente da lareira + 2 locais diversos.

Calefator canalizável com 02 saídas, com ventiladores já integrados.

TRÊS OU MAIS AMBIENTES O ambiente da lareira + 3 ou mais locais diversos, até 07 saídas.

Recuperador + bomba de ar quente.

Você pode gostar de...