Lareira a Pellet: Tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é uma lareira a pellet? Sabe o que é um pellet?

Pellet é uma fonte de energia renovável pertencente à classe das Biomassas, sendo um combustível sólido de formato cilíndrico elaborado a partir de resíduos prensados de madeira proveniente de florestas renováveis.

O Pellet é obtido por trefilação de serragem produzida durante o beneficiamento da madeira natural seca. A compactação do material é garantida pela lignina que está contida na própria madeira e permite a produção do Pellet sem o uso de colas ou ligantes. O resultado é uma matéria 100% PURA (natural) com elevado poder calorífico.

pellet_lareira

Devido à tecnologia na sua transformação a umidade dos Pellets é extremamente reduzida, o que permite que a combustão seja muito mais eficiente e libere muito menos fumaça que a lenha normal, além de reduzida formação de cinzas. A alta densidade dos Pellets de madeira também permite um armazenamento compacto e um transporte mais econômico. O material não degrada com o tempo e deve ser depositado em local seco.

LAREIRAS e ESTUFAS A PALLET

Sim. Nas melhores marcas de lareiras a pellet, como a Thermorrossi, Pallet Brasil, Euroalpi e Kalor, é possível programa-las. Acenda e  desligue quando preferir, definindo temperaturas ao longo do dia, tudo via painel digital. Você só precisa abastecer o reservatório de pellets quando estiver no fim. Mas nem isso vai tomar seu tempo, pois essas lareiras a pellet têm uma autonomia de muitas horas.

Mas então você deve imaginar que a limpeza de uma dessas ESTUFAS A PELLET provavelmente seja uma dor de cabeça, não é? Pois engana-se totalmente. Um aspirador de pó dá conta do recado e em questão de minutos todos os resíduos são absorvidos e no máximo é necessário um pano seco para limpar o vidro termo resistente. Pronto!

Lembre-se que apesar de toda esta modernidade, você precisará de chaminé para exaustão dos gases e fumaça da combustão.

Vale muito a pena conhecer essas novas lareiras, afinal estamos no século XXI e os antigos métodos de aquecimento de 500 anos atrás simplesmente já não são mais tão eficientes. E se o que você deseja é aquecimento neste inverno, a dica está dada.

Você pode gostar de...