Frio, lareira e bebidas: uma combinação quente e deliciosa

O outono já está aí. As temperaturas começam a cair aos poucos, os dias vão ficando mais curtos… Junto com o inverno, esta época do ano é a estação ideal para reunir família e amigos em frente a uma aconchegante lareira para conversar e degustar um vinho. Porém, como escolher o tipo certo dentre tantos? E além dele, quais bebidas combinam com o frio? Vamos descobrir!

Vinhos!

Especialistas dizem que o vinho deve ser encorpado e alcoólico, para complementar bem as comidas da estação – mais pesadas e calóricas. O fondue, por exemplo, é bastante consumido neste período e pode ser acompanhado por vinhos brancos ou pelo italiano Barolo, da região de Piemonte. Também vale apostar no melhor custo-benefício, caso os convidados não se importem. Argentinos da uva Malbec e chilenos da Carménère cumprem esse papel.

Os vinhos tintos são os mais recomendados para época geladas pois combinam com vários tipos de comida consumidas na estação: carnes, massas, sopas, pizzas, entre outros. Este é o tipo ideal para degustar com petiscos, como o queijo.

Para sobremesas, o ideal são os vinhos fortificados, com alto teor de açúcar e álcool. Os licorosos, como os vinhos do Porto e Madeira, também harmonizam bem com doces. Não se esqueça de verificar a gradação da bebida; até mesmo uma variação sutil pode fazer a diferença!

Cervejas!

Além do vinho, outros tipos de bebida também combinam com o frio. A cerveja, embora menos consumida na estação, tem estilos que casam com a ocasião. As mais encorpadas, com alto teor alcoólico e de sabores mais intensos são as ideias para essa época do ano, especialmente por deixarem um gosto marcante na boca. Alguns tipos são envelhecidos em madeira, como Porters e Stouts, Dark Lagers e Dark Strong Ales, reforçando o impacto no paladar.

Outras bebidas!

A graspa (ou grappa) é uma bebida de origem italiana, feita a partir do bagaço da uva e com teor alcoólico entre 37% e 60%, ideal para esquentar o corpo. Pode ser usada no preparo de drinks, em substituição à cachaça. O brandy, destilado de vinho semelhante ao conhaque, também casa com a estação; com teor entre 40% e 60%, é perfeito para degustar após as refeições.

Agora que você sabe quais as bebidas que mais combinam com o frio. Escolha a sua e se você ainda não tem a sua lareira, venha até a Central das Lareiras ou acesse nosso site!

Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *