Fogões à lenha são tendência agora

Convenhamos: os seres humanos são saudosistas. Adoramos lembrar de nossa infância com romantismo, da casa da avó no interior, do bolinho de chuva, do pão caseiro quentinho com manteiga escorrendo por cima, do fogão à lenha de onde saíam delícias que só encontramos na roça. Trazendo lembranças felizes ou não, os fogões à lenha tem aquele ar de nostalgia, aquela aura de comida gostosa, de aroma e calor que aproximam a família e tornam a vida mais alegre.

Pois saiba que eles estão de volta, para alegria geral da nação. Não que tenham necessariamente desaparecido, mas o fogão à lenha tem voltado para as casas das pessoas. Sim! Voltamos ao passado, mas com cara de presente!

Como acontecia em casas antigas, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, antes do aquecimento central e à gás que vem da rua, as pessoas usavam salamandras, que são mais ou menos caixas de ferro com lenha para esquentar o ambiente, saindo com uma chaminé ou coifa.

Você já deve ter percebido em dezenas de filmes de faroeste por aí. Muito massa, e ainda dava pra usar como fogão, pois, no meio da neve, aquilo mantinha a casa toda quente, ainda tinha uma chapa na parte de cima, onde dava pra cozinhar e deixar o café quentinho o tempo todo. Só tínhamos que cuidar pra não tocar fogo na cabana e queimar as peles de urso. Mas as mulheres não saíam pra trabalhar na época, então imagina quem cuidava disso?

Aqui no Brasil mesmo, encontramos um fogão à lenha em casas do interior, ou na casa da vó mesmo, que ela usa para fazer comida que a gente não acredita. Sim, esses fogões estão ainda em operação, você pode encontrar facilmente em diversas lojas por aí.

E arquitetos e decoradores têm começado a incluir esses em seus projetos, principalmente nas áreas de lazer, próximos das churrasqueiras e até em cozinhas gourmet.

Por um lado, temos aquele fogão/forno tradicional, com diversas bocas e design retrô, ideias para a área da churrasqueira. Por outro, as belas salamandras, que podem possuir até fogão e forno, e ainda aquecem o ambiente (e são mais compactas), ficam maravilhosas em cozinhas gourmet com seu design mais clean. Qual seria a sua opção?

Vale lembrar que, seja qual for sua escolha, a instalação deve ser bem feita, para que não haja problemas de fumaça dentro de casa. Manter o aparelho bem cuidado garante muitos e muitos anos de uso, sempre, independente do modelo que preferir.

Mas fora isso, imagine fazer uma bela pizza no forno à lenha, ou até esquentar um quentão naquele dia de frio com alguns amigos se aconchegando perto do fogo? Hmmm, nós levamos o chocolate quente, pode convidar!

Você pode gostar de...