Faça você mesmo! Como limpar a chaminé da sua lareira

Limpar a chaminé é importante para a segurança e a manutenção da lareira. O uso dela leva ao acúmulo de fuligem e outros materiais. Até para a utilização de nó de pinho que acelera este processo de acumulação de materiais inflamáveis, principalmente se sua chaminé for metálica. Além disso, a performance do equipamento é afetada pelo escoamento incorreto da fumaça. Para este serviço você tem duas opções: contratar um profissional ou você mesmo realizar a limpeza.

Chamar um especialista é uma solução rápida e prática, porém pode sair caro.

Por isso, fizemos este post com algumas dicas para você mesmo deixar a sua chaminé tinindo!

Primeiramente, a limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes por ano, normalmente nas estações da primavera e do outono, ou de acordo com a frequência de uso da lareira.

Para começar, pegue uma lanterna e veja o interior da chaminé; caso encontre algum ninho ou abrigo de pássaros ou de outros animais retire-os.

Para você mesmo fazer a limpeza, será preciso usar acessórios específicos. Não erre na hora de escolher, meça as dimensões da chaminé a partir do fundo, começando da lareira e indo até a boca, no telhado. Os equipamentos recomendados são:

  • Escova de chaminé, de arame ou plástico, com canos de extensão para limpar toda a tubulação;

  • Escova menor com cerdas mais duras;

  • Lona encerada plástica ou pano, para evitar que a casa fique suja;

  • Escada que alcance o teto, para quem quiser limpar de cima para baixo;

  • Uma vassoura e um espanador;

  • Máscara contra poeira, luvas de borracha e óculos.

Não se esqueça de usar roupas velhas, de cobrir móveis próximos à lareira e de retirar qualquer tapete. A lona plástica pode ser usada para vedar a saída da lareira, para nenhuma poeira escapar para a casa.

O primeiro passo para limpar a chaminé é achar o dumper ou abafador. Limpe-o com uma escovinha e retire-o. Depois, coloque a escova na tubulação – por cima ou por baixo – e esfregue a fuligem. Não faça movimentos muito intensos para não lançar a sujeira longe. Essa tarefa requer paciência e tempo, então vá preparado!

Feita essa etapa, limpe o segmento inicial da chaminé – é onde se acumula a maior quantidade de resíduos. Verifique se sua lareira tem acessos para limpeza ou inspeção. Não se esqueça de que você poderá encontrar material inflamável que não deverá ser jogado junto com o lixo comum. Caso necessário, passe um aspirador e/ou um pano úmido para se livrar da sujeira restante.

Você pode gostar de...