Dicas para limpar sua lareira à gás, elétrica, tradicional ou a álcool

O verão está acabando! As temperaturas vão ficando mais amenas, o sol começa a ficar escondido pelas nuvens, as chuvas ficam mais frequentes e o frio começa a tomar lugar. Então para se aquecer você decide ligar a lareira após meses parada, para não morrer congelado.

Mas, desde o último uso, ela ainda está esperando uma limpeza completa. Pois é, a enrolação veio para te cobrar. E agora, como deixar a lareira tinindo? Calma, nós temos algumas dicas preciosas!

Primeiro é necessário alguns cuidados. Sempre que for limpar, espere a lareira esfriar. Para higienizar as estruturas metálicas, evite produtos químicos corrosivos e use sempre um pano umedecido para não estragar. Aproveite o processo e veja se há algum problema, como uma rachadura, neste caso procure uma empresa que possa fazer o conserto o quanto antes, assim você evita acidentes domésticos.

Lareiras tradicionais

Por usar carvão e/ou lenha, a limpeza desse tipo de lareira é um pouco mais trabalhosa. Primeiro, deve-se tirar as cinzas acumuladas com uma escova e pazinha de plástico. A parte interna da câmara de combustão sempre apresentará marcas e manchas que remetem à força do fogo – caso você não aprecie esta aparência, utilize escova plástica de dureza média para atenuar a aparência. Escove os tijolos refratários com suavidade.

Lareiras a gás, elétricas e a álcool

No caso da lareira elétrica, a limpeza pode ser feita com um pano para tirar o excesso de poeira. O pó interno se acumula sobre a resistência e pode ocasionar odor nos acendimentos iniciais, pois depende de desmontagem do aparelho – consulte o Manual do Usuário apresentado pelo fabricante.

Para limpar a lareira a gás, lembre-se de desativar a chama piloto antes. Então use escovas, panos e pinceis para higienizar os queimadores, controladores, grades e toras (se houver) – novamente, consulte o Manual do Usuário apresentado pelo fabricante

O modelo a álcool também pode ser limpo somente com pano seco ou úmido. Evite o uso de químicos ou abrasivos para não danificar a lareira. O tampo do queimador pode ficar amarelado ou escurecido com o tempo, mas isso é normal.

Mais simples do que o imaginado, não? Com essas dicas, dá para deixar a lareira pronta para as estações frias do ano e também prolongar a vida útil delas. Cuide bem dela para aproveitar o ano inteiro conforto e segurança.

Você pode gostar de...