O delicioso molho barbecue

Já que o assunto é churrasco, em algum momento temos que falar naquele que é o arroz-com-feijão, o Tom & Jerry, o irmão-de-armas das carnes: o molho barbecue.Este molho cada vez mais se apresenta nos churrascos brasileiros, realçando o sabor das proteínas com aquele sabor defumado irresistível. Já está com água na boca? Então vamos conhecer um pouco mais sobre esta delícia.

Primeiro, é interessante entender de onde veio o nome barbecue, que significa churrasco em inglês. Esta palavra é atribuída a uma estrutura de madeira para assar carnes ao fogo, usada a séculos na região de Aruaque (no Caribe, mas espalharam-se pela América do Sul) que se chama barbacoa em espanhol. Depois do século XVII, esse costume de assar carnes indiretamente começou a se espalhar pelo mundo, e o nome se adaptou para o que temos hoje. Só um detalhe: o nome barbacoa vem da estrutura de madeira sobre o fogo, não do ato de assar, mas todo o ritual agora utiliza este termo.

barbecue

Mas o molho barbecue propriamente dito é basicamente uma receita americana, sendo encontrada referências desde o século XVII durante a colonização do país. E as receitas variam, muito. Porque churrasqueiro que se preze tem sempre sua própria forma de fazer, guardada a sete chaves. Mas como a Central das Lareiras apoia sempre os bons assadores, vamos ensinar duas formas de fazer esta delícia, uma fácil com poucos ingredientes, e outra mais elaborada para que você possa impressionar seus amigos no próximo churrasco, e não gaste dinheiro em um molho genérico industrializado. Sempre é melhor quando nós mesmos podemos fazer.

Por mais que as receitas mudem, as bases do molho barbecue permanecem relativamente as mesmas. Praticamente em todas as variantes da receita são usados apenas 4 ingredientes básicos, que sem eles o molho não ficaria com aquele sabor característico: Tomates (molho), Vinagre, Açúcar Mascavo e Molho Inglês.

Pronto. Aí está a receita. É só isso, sério.

Ok, entendemos de onde veio o molho, agora vamos descobrir o que precisamos comprar, e então como fazer. Esta é sim a parte mais complicada, não pelo fato de ser difícil, mas porque leva um tempo pra ficar bom, e provavelmente você vai precisar de algumas tentativas pra chegar exatamente no ponto em que deseja. Mas vamos lá:

Molho Barbecue Básico

Ingredientes:

  • 1 garrafa de Ketchup (geralmente 340 gramas)
  • Alho, cebola, sal e pimenta a gosto
  • 3 colheres de sopa de mostarda amarela
  • 5 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 3 colheres de sopa de molho inglês
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco.

Como fazer: Em uma panela antiaderente, refogue o alho e a cebola (se você gosta de pedacinhos de alho e cebola no final, corte em pequeníssimos cubos, ou se quiser um molho homogêneo, use alho e cebola em pó, mas então não precisa refogar) com um pouco de óleo. Após refogar, pode deixar o fogo baixo e adicionar o ketchup. Use toda a garrafa, enchendo de água para retirar o resto. Aproveite e despeje a água na panela também, pois o molho vai ter que reduzir mais tarde. Mexa bem e adicione o resto dos ingredientes. Mexa lentamente por 15 minutos em fogo baixo, com cuidado pois o molho irá borbulhar e pode fazer uma certa bagunça.

Agora vem um parte muito importante: Prove o molho. É o seu paladar que deve ser o juiz de sabor. Se não tiver um bom sentido, peça a alguém pra provar para você. Ajuste quantidades e medidas para deixar o molho a sua cara. Pode adicionar outros temperos que preferir.

Depois que o molho estiver com o sabor que só você consegue fazer, mexa por mais 45 minutos, para reduzir a água e ficar com a textura e cremosidade característicos do molho.

Deixe esfriar e coloque em um pote, ou até na própria garrafa de ketchup e deixa na geladeira durante a noite. Barbecue fica muito melhor no dia seguinte.Daí é só usar: molho barbie (ou Bar-b-que) pode ser usado para marinar a carne antes de assar, pincelar enquanto assa, ou colocar por cima da carne depois de assada. É multitarefa!

Molho Barbecue cheio de frescura

Ingredientes:

Além dos utilizados na receita anterior, você ainda vai precisar de:

  • Molho de tomate de verdade
  • 1 colher de chá de fumaça líquida (sim, isso existe, procure em casas especializadas tipo Mercados Municipais ou bons supermercados. Existe em pó também, e é o que dá o cheiro e sabor de defumado, delícia!)
  • 3 doses generosas de uísque (por ser americano, que tal um Jack Daniels? Humm)
  • Páprica, curry e açafrão ou outros temperos que aprecie.
  • Aquela pimenta que você está guardando especialmente para este dia.

Como fazer: O preparo é basicamente o mesmo do molho simples, mas deixe para adicionar a fumaça líquida quase no final do cozimento, e tome cuidado, pois ela é muito forte.

Espero que aprecie, compartilhe conosco o que achou, e prepare-se para o próximo post, quando falaremos dos diversos tipos de tempero. Valeu!

Você pode gostar de...