Conheça algumas técnicas para afiar facas de churrasco

Sabe aquele seu vizinho mala, que fica afiando a faca o tempo todo só pra se mostrar? Pois é, não tem coisa mais irritante que a pessoa ficar afiando a faca a cada cinco minutos na chaira. Isso é desnecessário, e esta pessoa além de desgastar demais a faca, também estraga a chaira. Além de parecer um mané que se acha o Conan.

Na verdade, para afiar bem suas facas é muito simples, apesar de levar um pouco de tempo. Mas um bom cuidado com elas vai te garantir muitos anos de uso, com um corte excelente. E sempre vale lembrar que o principal causador de acidentes na cozinha são as facas cegas, então mantenha-as sempre muito bem cuidadas e afiadas. Vamos ver como afiar facas, hoje com ilustrações! Está bom assim ou quer que a gente desenhe? Bem, vamos desenhar mesmo assim.

Para afiar suas facas (qualquer tipo de faca, exceto as de serra, que possuem -óbvio- serra e não se deve afiar) você vai precisar de 2 itens. (mas vou trazer mais um, surpresa)

Pedra de amolar

pedra-de-amolar

Chamada também de pedra de afiar, ou carborundum (que na verdade é o nome de uma empresa que fabrica esta pedra, algo como chamar lâmina de barbear de gillette, ou fotocópia de xerox), é uma pedra muito dura, feita de Carbeto de Silício, são ideais para afiação de lâminas. Repare que as pedras de melhor qualidade possuem dois lados, um mais áspero, para criar o fio da faca, e o outro mais liso, para a finalização do trabalho. Esta pedra não é sempre necessária, mas caso sua faca perca totalmente o fio, sempre será o primeiro passo para criá-lo novamente. Agora vamos ver o outro item.

Chaira

chaira

Este item é usado para manter o fio da faca apenas. É aquele apetrecho pra fazer moral, entende? A chaira na verdade não afia muito a faca, só mantém as rebarbas, impedindo que esta perca o corte com tanta facilidade, mas o que afia mesmo é a pedra. Ou o próximo item surpresa.

Caneca de cerâmica

amolar-faca-ceramica

Então você está no meio do mato, ou largado e pelado em alguma ilha deserta, mas precisa fazer um churrasco! Pode afiar a faca na parte do fundo de uma caneca, como na foto! Viu que útil?

Bem, agora vamos explicar como afiar a faca, finamente.

Para começar, precisamos explicar uma coisa: fazendo uma busca simples na internet você pode encontrar dezenas de vídeos e posts explicando como se afia facas. Mas cuidado, pois todo mundo pode falar o que bem entender na internet, então informações erradas podem aparecer por aí.

Um ponto importante quando afiamos a faca é saber se devemos fazer o movimento a favor ou contra o fio. O que é isso? Calma, vamos explicar. Preste atenção na imagem abaixo.

imagem-abaixo

A imagem 1 mostra o gume de uma faca afiada. O ângulo deve ser constante e reto, e isto é a perfeição que buscamos. Mas com o uso do dia a dia e principalmente o MAU USO (sim, a culpa é principalmente sua, hahaha) a faca vai ficando como na imagem 3. Um teste fácil para saber se ela está afiada é tentar cortar um tomate. Se a faca não perfurar a pele e amassar o tomate ao invés de cortá-lo, está na hora de fazer mais uma afiação.

A questão é que facas possuem fios entrelaçados, que aos poucos, microscopicamente, vão se entortando e fazendo com que a faca fique cega. Quando usamos a chaira, ela não irá afiar a faca, mas sim reposicionar essas linhas, trazendo o corte de volta para a faca, porém, esta é uma medida momentânea, pois o ângulo de uso da chaira com o tempo cria um segundo fio na faca, como mostrado na imagem 2. Este novo fio funciona no momento, mas logo volta a ficar cego, e assim por diante, até que precisamos acertar tudo novamente, para voltar ao formato da imagem 1.

E como fazemos esta afiação? Em primeiro lugar, usamos a pedra. Com movimentos e um ângulo correto o fio da faca pode ser ajustado perfeitamente para conseguirmos um corte de espada ninja! Nos vídeos abaixo demonstramos 2 maneiras de fazer essa afiação. Uma delas a favor do fio e outra contra, visualize e experimente em casa qual irá gerar o melhor resultado.

 

Para finalizar, só algumas rápidas dicas de uso da chaira: Aproveite e até mais!

Você pode gostar de...