Como controlar o fogo em sua churrasqueira à carvão?

Todo mundo se acha o cão chupando manga na hora de fazer churrasco, mas muitas vezes, quando os convidados vão comer, a carne está meio estranha, meio mal assada ou assada demais, queimada ou simplesmente arruinada. Dá até uma dor no coração ver uma peça linda de contrafilé, bem cortada e temperada, toda seca na sua frente.

E o pior é que, em grande parte das vezes, a culpa nem é do churrasqueiro (ou seria?), mas de um carvão mal controlado (sim, então a culpa é do churrasqueiro mesmo). Manter as chamas na temperatura certa, inteiramente dispersas pela área da churrasqueira, na distância correta acaba sendo tão difícil quanto saber o ponto certo de tirar a carne.

Então, vão aí algumas dicas que você já devia saber, se é daqueles que se mete a ser o bonzão da churrasqueira.

A altura da carne

Simples, rápido e fácil. Pedaços pequenos mais perto do fogo, pedaços grandes mais afastados. Pronto. Vai fazer algumas postas de picanha? (bifes nunca!). Então será na grelha, a apenas 15cm do fogo. Uma costela? Sem problemas! Espete a bichinha e coloque lá em cima, para assar por muito tempo, bem devagar. A 40cm do fogo está bom. Peças médias ficam no meio, em torno de 25 centímetros das brasas.

Afaste-se das chamas

É tão comum os churrasqueiros de araque fazerem fogo e jogarem a carne em cima das labaredas, dizendo que estão fazendo carne mal passada ou coisa assim, quando na verdade estão é queimando a carne por fora e deixando ela crua internamente. E isso não é carne mal passada, é chacina! Deixe as labaredas abaixarem, asse usando somente as brasas.

Separe o carvão

Deixe sempre algumas pedras de carvão extras dentro da churrasqueira, em um canto separado do fogo, para que você possa ir adicionando e controlando os pontos onde a temperatura baixou. Mas cuidado para não colocar muito carvão de uma vez, pois isso irá abafar o fogo e acabar por esfriar a churrasqueira. Adicione o carvão aos poucos, afundando cada pedrinha nas brasas.

Sua mão controla a temperatura

Quer ver se a temperatura está boa para assar? Coloque a mão no fogo. Só um pouco, calma. Não vá enfiando a mão dentro das chamas, é só pra deixá-la na altura da grelha, a uns 15 cm das brasas. Comece a contar os segundos até quando ficar muito quente e você precise tirar a mão.
Aguentou 2 segundos e já precisou tirar a mão? O fogo está quente demais, espalhe as brasas um pouco mais. Aguentou mais de 8 segundos e nada? então está muito baixo. Coloque mais carvão e levante esse fogo. O ideal para assar é suportar o calor por aproximadamente 5 ou 6 segundos apenas. Daí é só repetir esse processo em diversos pontos da churrasqueira, para ter um calor por igual.

Aí sim, agora que você já pode controlar bem o fogo, fazer a carne vai ser bem mais fácil. Vai lá e use essas técnicas. O dia de hoje está propício para uma carninha, não está?

Você pode gostar de...