Coifa: o que é e como funciona?

A coifa, um equipamento comum em restaurantes e cozinhas industriais, vem ganhando cada vez mais espaço nas casas, graças a sua praticidade. Esse acessório tem a função de retirar e filtrar o ar e a fumaça do ambiente, eliminando gorduras e odores, ajudando a conservar equipamentos (tevê, rádio, móveis).

Ou seja: ela serve também para filtrar o ar, sendo útil para expulsar os detritos produzidos em churrascos. Elas também ganharam espaço por servirem como peças decorativas para o lar – vêm nos mais diversos estilos e tamanhos.

Quais são os tipos de coifa?

Existem dois modelos principais de coifa: às de parede e às de teto. Os modelos de parede como o nome diz são para aparelhos que estão ligados à parede (fogões, fornos). Aquelas usadas em lareiras podem ser aparentes ou embutidas. As de teto (ou ilha) são específicas para equipamentos que ficam no meio do ambiente.

coifa de teto

Exemplo de Coifa de Teto

As coifas são eficientes em seu papel mas são um pouco difícil de ser instalada, pois dependendo do modelo exigem obras extras na casa. Elas jogam para fora do ambiente os odores desagradáveis e a fumaça por meio de dutos metálicos de alumínio. Além disso, também têm a função de depurador – filtra o ar, limpá-lo e devolvê-lo ao ambiente. Modelos mais baratos e mais simples de instalar só executam essa tarefa (ou seja, têm ação limitada na retirada de cheiros).

coifa

Exemplo de Coifa de Parede

Cuidados com a coifa

A coifa é um equipamento muito útil, porém é importante fazer a manutenção e a limpeza dela quando necessário. Assim como outros eletrodomésticos (a maior parte deles, pelo menos), use detergente neutro e esponja macia para não tirar o brilho do produto nem estragar a superfície.

A capacidade do equipamento pode ser comprometida se a higienização ou troca dos filtros não for feita. Fabricantes costumam recomendar a limpeza quando houver acúmulo de detritos ou a cada dois meses.

Você pode gostar de...