Coifa ou depurador?

Quem cozinha bastante sabe que alguns alimentos deixam cheiro no ambiente (como o de gordura, por exemplo). Uma boa alternativa para dispersar esses odores e evitar que eles se espalhem pela sua residência é a instalação de uma coifa ou um depurador de ar. Além de terem importante papel na decoração, deixando o ambiente mais sofisticado e elegante, já que cada tem suas próprias características, mas além do aspecto decorativo, o que deve-se levar em conta na hora de escolher um dos aparelho para a sua casa? Para te ajudar a descobrir, vamos mostrar abaixo algumas característica da coifa e do depurador. Veja!

Coifa

A coifa pode ser de dois tipos: de parede ou de ilha. O modelo de parede, como o próprio nome sugere, deve ser instalada junto a parede; já a ilha é recomendada para balcões que ficam no meio da cozinha e têm maior destaque decorativo, assumindo o protagonismo do ambiente em alguns casos.

Elas eliminar cerca de 90% dos cheiros da cozinha de duas maneiras distintas. Na função depurador, que não precisa de saída externa, captam o ar gorduroso, purificam-no e jogam de volta no ambiente; no modo exaustor, que exige saída externa, esse ar é captado e expulso do ambiente, sendo substituído pelo externo.

Por ser um equipamento bem potente e eficaz no serviço, a coifa é mais comumente usada em cozinhas industriais, que fritam e cozinham uma quantidade grande de comida. Seus inúmeros modelos disponíveis no mercado, facilitam a sua utilização, por isso, ela também é bastante utilizada em cozinhas gourmet – especialmente o modelo de ilha.

Depurador

O depurador também limpa o ambiente de odores fortes e incômodos. Porém, diferente da coifa, ele aspira o ar e o purifica por meio de filtros, retirando sujeiras e cheiros, devolvendo ao cômodo a fumaça e o calor – portanto não precisa de saídas externas, o que torna instalação mais fácil.

Menor e mais discreto, o depurador só pode ser colocado na parede (diferentemente da coifa) e pode até caber dentro de armários, se discrição for uma de suas preocupações. A potência é menor em comparação com a coifa, sendo ele o aparelho mais recomendado para cozinhas pequenas e que não fazem muitas frituras – nem qualquer atividade culinária pesada. Como os detritos ficam presos no filtro, é preciso ficar atento e, fazer a limpeza e manutenção dos filtros com frequência, assim você evita danos e não tem o funcionamento do seu depurador prejudicado pelo acúmulo de sujeira.

 

Uma última dica que vale para ambos os aparelhos é sempre confira se a potência e a tensão são compatíveis com o sistema elétrico de sua casa; você não quer um acidente na sua casa, quer? Em caso de dúvidas, consulte o manual ou entre em contato com o revendedor.

Ficou com alguma dúvida? Então escreva para nós aqui nos comentários e para mais informações sobre churrasqueiras e lareiras acesse nosso site.

Você pode gostar de...