Churrasqueira a gás: uma alternativa ecológica para um saboroso churrasco

A dificuldade de controlar a temperatura de assamento não é rara entre os churrasqueiros. Já foram criadas algumas alternativas para facilitar esse serviço, seja levantar a grelha por conta ou usar sistemas automatizados de elevação. Nesse ponto, nossos vizinhos argentinos e uruguaios saíram na frente. Há muito tempo, eles contam com uma alternativa viável e tradicional – churrasqueiras elevatórias, também popularmente chamadas de parrilla.

Elas estão presentes principalmente na Argentina e no Uruguai, sendo usadas também em partes do sul do Brasil e em algumas regiões do Chile. Nas duas nações platinas, elas fazem parte dos tradicionais churrascos e fazem com que a carne seja preparada da forma mais conveniente; próxima da brasa ou a uma certa distância. Nela, o carvão e a lenha são queimados separadamente, livrando o alimento da interferência do carbono resultante ao utilizar a brasa para cozinhá-lo. Esse diferencial é importante para preservar melhor o gosto da carne, sem tantas interferências no sabor.

O ajuste da grelha é feito por uma manivela, geralmente lateral ou frontal, que pode ser destacada. Dependendo do modelo, podem ser adicionados mais espetos ou mais grelhas.

Modelos mais modernos utilizam combustíveis ecológicos. As churrasqueiras que usam gás, além de manter o sabor das parrillas, preparam o churrasco mais rápido que elas; os assadores aquecem o aparelho em menos tempo, e não afetam a qualidade, ou seja, a carne continua suculenta e macia!

É importante lembrar que este tipo de churrasqueira não gera sujeira, como os modelos a carvão e lenha. Sem fumaça e sem a necessidade de ficar cuidando da brasa durante o preparo, você pode desfrutar melhor do momento com os amigos e a família.

Também certifique-se sempre que ela tenha potência necessária, e que a fonte de calor esteja acima da carne. Os melhores modelos tem controles independentes de intensidade de calor e espetos giratórios com controle de velocidade.

E por ser uma alternativa limpa, prática e segura, a churrasqueira a gás é perfeita para apartamentos. Além de ser compacta e se encaixar no espaço destinado às tradicionais, pode ter um design que se encaixa com o ambiente – como demonstra esse belo projeto da arquiteta Eliana Cunha.

churrasqueira a gás - projeto eliane cunha

Projeto de Cozinha da Arquiteta Eliane Cunha

 

churrasqueira a gás - projeto eliane cunha

Projeto de Cozinha da Arquiteta Eliane Cunha

Gostou? Então que tal conferir modelos de churrasqueiras a gás em nossa loja? E para ver mais projetos da arquiteta Eliana Cunha, visite o seu site.

Salvar

Você pode gostar de...