Churrasqueira a gás, elétrica ou carvão, qual modelo devo escolher?

Escolher a churrasqueira certa pode parecer uma tarefa simples o bastante, mas é mais complicado do que parece. No mercado existem diferentes tipos: elétricas, a gás, a carvão, a lenha. Cada um destes tipos tem os seus próprios modelos e características, o que nos leva a um amplo leque de opções.

Um fator que ajuda na decisão é levar em conta as particularidades de cada uma das churrasqueiras. E para te ajudar nesta missão de achar a churrasqueira que combine com a sua pessoa e com a sua maneira de assar. Vamos neste texto te mostrar algumas diferenças entras as churrasqueiras a gás, elétrica e a carvão. Confira!

Churrasqueiras a gás:

As churrasqueiras a gás são menos agressivas ao meio ambiente, pois produzem fumaça apenas do assamento.  Seus principais destaques e vantagens são:

  • Praticidade na operação e limpeza: acendimento automático e sem necessidade de remover as cinzas. Veja as churrasqueiras Evol, que sendo totalmente em aço inox tem sua limpeza facilitada.
  • Facilidade na instalação: só exige um ponto de gás e saída de ar. Instala-se sobre balcão como se fosse um eletrodoméstico. Em ambientes fechados a coifa poderá ser necessária. Considere a quantidade e tipo de carne que você gosta de assar.
  • Rapidez no aquecimento da churrasqueira: os queimadores devem ser de alta potência com controle de intensidade da chama. A churrasqueira aquece mais rapidamente (cerca de 20 minutos) para atingir a temperatura de selagem da carne.
  • CONTROLE TOTAL DO PROCESSO DE ASSAMENTO: como você tem controle da temperatura e pode ter mais de três zonas de temperaturas distintas, você poderá assar carnes dos mais variados tipos e alturas sempre com a temperatura correta. Você pode aprimorar sua técnica de assamento indireto desligando parte dos queimadores, como na churrasqueira a gás genesis s-340 Weber
  • TÉCNICAS DE ASSAMENTO: algumas churrasqueiras a gás apresentam espeto giratório e queimador tangencial (veja nosso modelo churrasqueira Florence da Evol). Assim você pode:
    • Grelhar – apenas fonte inferior de calor
    • Charbroilar – com  tampa fechada, você tem a contribuição do calor proveniente da parte superior, assando por irradiação de infra-vermelho de maneira mais rápida e uniforme.
    • Rotissar – utilize o espeto giratório e expanda suas possibilidades culinárias. Conte com a fonte de calor posterior em infravermelho e agilize o assamento.
  • QUALIDADE DO ASSAMENTO e SABOR INSUPERÁVEL: seja qual for a técnica utilizada você sempre terá a vantagem de assar por infravermelho, garantindo maior suculência e com menos perigo de queimar a carne. Sabor da carne –  não se preocupe quanto ao sabor dos assados. Eles ficarão com aquele gostinho que você deseja, pois as melhores marcas apresentam BARRA FLAVORIZANTE entre a chama e carne, que tem a  dupla finalidade de produzir infravermelho para assar e defumar a sua carne com seus próprios sumos, gorduras e temperos, que se vaporizam ao cair sobre elas. Garantia total de que certamente ficarão macios e suculentos.
evol

Churrasqueira a gás Evol – Modelo Florence

Não podemos esquecer-nos da grande variedade de modelos. Podem ser de embutir na parede, de balcão ou semelhantes a um fogão – variedade suficiente para deixar qualquer churrasqueiro satisfeito. O acabamento costuma ser bem feito e o material mais utilizado é o inox, conferindo estilo para seu espaço gourmet.

Churrasqueiras elétricas sem fumaça:

São bem funcionais, exigindo só um ponto de alimentação de energia.

Veja nossos modelos DE CHURRASQUEIRAS ELÉTRICAS E A GÁS QUE NÃO PRODUZEM FUMAÇA!

Como a fonte de calor está em sua parte superior e com proximidade e potencia adequadas, você terá um assamento perfeito. Melhor ainda se você tiver espetos giratórios como os apresentados em churrasqueiras Felesa – perfeito para quem mora em apartamento e não tem como resolver a questão da exaustão.

É importante prestar atenção na potência da resistência, pois isso define o resultado – quanto maior, mais calor é produzido e melhor a carne fica.

A praticidade também está na lista das vantagens desse modelo. A limpeza é bem mais simples, pois a churrasqueira elétrica é toda em inox.

Essa churrasqueira também está dentre as mais fáceis de acender – é só conectar a uma tomada e usar.

churrasqueira-eletrica-embutir-felesa

Churrasqueira elétrica Felesa – Modelo de embutir

Churrasqueira a carvão portátil:

Tradicional, a churrasqueira a carvão tem a preferência de muitos por preservar a “magia” do churrasco: o processo de colocar carvão, acender o equipamento e controlar o fogo e o tempo da carne.

O maior atrativo é o característico sabor tradicional defumado e portabilidade. Veja que as churrasqueiras Weber, tradicional empresa americana, inova ao apresentar modelos de churrasqueiras portáteis e compactos;  com esmaltação de alta qualidade e com  dispositivos que auxiliam no controle da temperatura de assamento (entradas e saídas de ar).

Também é importante levar em conta o custo menor para assar a carne. As churrasqueiras Weber tem braseiro compacto que consumirá pouco carvão, que é mais barato que o gás e a eletricidade.

compact weber

Churrasqueira a carvão Weber – Modelo Compact

Agora que você sabe quais as características de cada tipo de churrasqueira, que tal dar uma olhada em alguns modelos? No nosso site tem várias opções, dê uma passadinha por lá!

Você pode gostar de...