Churrasco com lenha? Pode isso, Arnaldo?

Com quase certeza, se você é um aficionado por churrascos, em algum momento de sua ilustre carreira aconteceu aquele probleminha básico: não tem carvão. E é claro, como quem não tem cão, caça com gato, vai lá alguém correndo achar um pouco de lenha pra acender. Mas sabia que não é tão inusitado assim usar lenha para fazer churrasco? Não é. Na verdade, a maneira mais tradicional que existe é realmente usar madeira bruta para assar a comida. Pergunte a qualquer neandertal por aí. Além do que, muitos advogam que madeira bruta influencia no cheiro da comida, devido às notas aromáticas que vem da lenha ao ser queimada. Nos Estados Unidos, onde mais se defuma a carne do que assa, é muito comum misturar carvão com nós de lenha de certas árvores específicas para dar aquele aroma de madeira na carne. É sério, e parece que funciona.

Vamos concordar, o médico mandou não contrariar. Mas se pensarmos bem, faz muito sentido, ainda mais considerando-se que os americanos do norte gostam muito de usar seus smokers (defumadores, se formos chamar assim), algo como churrasqueiras com prateleiras, fechadas como um forno, que tem o calor circulando vindo do carvão e madeira que ficam embaixo para assar a carne (ou defumar, se formos chamar assim) beeem devagar, com fogo controlado. É meio que um churrasco, meio que não é. Mas tudo bem, porque hoje há muitos tipos de churrasqueira (até aquelas de tambor) que já vem com algum tipo de tampa, e podemos usar exatamente para esse propósito.

Ah! E antes que nos esqueçamos, carvão é lenha, tá? Ele vem da madeira, então também possui essa capacidade de aromatizar a carne, porém um pouco menos. Aqui estamos acostumados a encontrar carvão e lenha de eucalipto, por ser até mais ecológico. Mas também existem outros, como o pinho e pinus.

Como podemos usar essa lenha no churrasco? Olha, agora é preciso ter um pouco mais de prática, pois, ao mexer com lenha, o controle do fogo fica mais complicado. Sabe como os argentinos e uruguaios fazem? Eles chamam de parrilla, e consiste em fazer o fogo à lenha do lado de onde vai ser feito o churrasco, quando os pedaços da lenha começam a se soltar, eles levam as brasas para debaixo da carne. Matreiros, não? Experimente usar lenha no seu próximo churrasco, vamos ver no que dá?

Você pode gostar de...