Bife de chorizo, chouriço e chorizo: qual a diferença?

Quem não está muito familiarizado com cortes de carne pode se confundir com alguns tipos – como o bife de chorizo, o chouriço e o chorizo, por exemplo. Os nomes são muito parecidos, mas não são a mesma coisa. O que tem de diferente entre eles, então? Calma que já vamos explicar.

Bife de chorizo

É um corte nobre macio e de sabor marcante retirado do miolo do contrafilé. É um dos pratos mais populares nas mesas argentinas; no Brasil, era restrito aos estados do Sul, mas hoje já dá para encontrar essa delícia em qualquer boa churrascaria.

Versátil, pode ter cortes com muita ou pouca gordura – o que não altera a maciez da carne – e é muito bem harmonizado com uma saladinha ou uma taça de vinho.

Chouriço

A única semelhança entre o chouriço e o bife de chorizo começa e termina no nome. Trata-se de um doce que combina mel de rapadura, farinha de mandioca, leite de coco, especiarias e o ingrediente mais polêmico: sangue e banha de porco.

Também conhecida como morcelha ou morcila, é uma iguaria popular no Rio Grande do Norte e em Portugal, onde foi criado. Atualmente, o método de preparo é bem conhecido; mesmo assim, o prato tem se tornado cada vez mais raro por conta da rejeição à receita – motivado especialmente pelos movimentos de defesa dos direitos dos animais.

Chorizo

Esse também causa confusão com os dois acima. Nesse caso, é um embutido – como salsicha e linguiça – bastante popular na Espanha e em países da América Latina. Servido com pães e outros recheios, costuma ser bem temperado: tomate, páprica, pimenta, cravo e canela, entre outros, estão entre os condimentos mais usados.

Na Argentina (principalmente) e em outras nações latinas, faz parte do popularíssimo choripan – sanduíche com pão, chorizo, chimichurri e temperos. É aquele tipo de comida boa, rápida e barata que se consome principalmente em estádios de futebol, durante as partidas.

Uma só palavra pode ter vários significados, de acordo com a região e os costumes. Saber diferenciar as carnes é um favor enorme para nosso paladar! Gostou do texto? Então curta nossa página no Facebook para acompanhar mais curiosidades e dicas de churrasco.

Você pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *