Bebidas para acompanhar seu churrasco

Chegou a hora! Mais uma churrascada no final de semana para família e amigos. Carne comprada, cortada e temperada. Acompanhamentos a caminho, brasas aquecendo, e o que mais? Bem, chegou a hora de abrir uma cervejinha, a escolha número 1 do Brasil para acompanhar o evento. Pode ser qualquer uma, afinal, cerveja é cerveja, não é?

Bem, não exatamente. Vamos dar uma olhada agora em algumas opções para acompanhar aquela carne deliciosa.

Caipirinha

Muitos apreciam uma caipirinha ao acompanhar a feijoada, excelente pedida. Em um churrasco a caipirinha entra como o aperitivo perfeito durante uma conversa, provando algum petisco antes que a carne fique pronta. Você só precisa de limão, açúcar, vodka (ou pinga mesmo) e gelo. Muito fácil, simples de fazer e aprovada por todos. Quer aprender? Descasque dois limões e corte em rodelas. Em um copo, amasse os limões com um batedor adicionando 5 colheres de açúcar. Agora coloque a vodka a gosto (uma dica é contar 7 segundos, sem muita pressa. Misture bem e termine com o gelo. Pronto! Experimente também usar outras frutas que tenham suco. A caipirinha fica ótima com saquê e morango.

Refrigerantes

Bem, refrigerantes também podem acompanhar um churrasco. Não nos leve a mal, mas há aqueles que não bebem. Como a carne, em geral, tem sabores fortes e gorduras, um refrigerante, na realidade, ajuda a digerir, devido ao gás. E o sabor também realça. Já experimentou uma costelinha de porco marinada na Coca-cola? Hmmm…

Vinhos

Outra ótima pedida, mas que demanda um pouco de conhecimento para escolher o tipo certo para o churrasco. Procure sempre harmonizar o tipo de carne e pratos que pretende servir com o vinho específico para ter a melhor experiência gastronômica. Normalmente, vinhos tintos e secos acompanham melhor as carnes vermelhas, enquanto brancos podem ser uma boa junto às saladas, peixes e frangos.

Whisky

Assim como a caipirinha, esse pode ser uma boa opção durante os aperitivos, bem como com a carne, especialmente a bovina, pois o sabor forte e encorpado da bebida ressalta bem os sabores.

Cerveja

Deixamos o melhor para o final, é claro. Assim como os vinhos, temos uma quantidade imensa de opções na hora de escolher uma cerveja para acompanhar o churrasco. Porém, ao invés de escolher de acordo com o prato principal, podemos experimentar algo novo. No Brasil, somos acostumados a beber cervejas tipo Standard American Lager (98% da cerveja consumida no Brasil), que é o carro chefe de praticamente todas as cervejarias. Até mesmo marcas que se dizem pilsen, como Skol, Antarctica e Brahma, são lagers. Mas tudo bem, porque a pilsen é uma variação mesmo da lager. Essas cervejas são ótimas para o nosso clima tropical e vão muito bem acompanhando um aperitivo ou salada, por serem mais leves e de teor alcoólico mais baixo. Mas na hora em que passamos ás carnes, é mais indicado acompanhar com cervejas mais encorpadas e fortes, que possuem notas defumadas e sabores mais realçados e combinam totalmente.

Então, no próximo churrasco, experimente algumas marcas e tente encontrar os sabores que melhor se adequam ao seu paladar. Cervejas em geral dependem de achar aquela marca e sabor que melhor se identifiquem, ainda mais no nosso país, onde nos acostumamos há décadas com cervejas leves. Mas não vamos nos render!

Você pode gostar de...