3 Sugestões de acompanhamentos para o seu churrasco (com receita)

Maionese e farofa! Bem, esses dois acompanhamentos são sempre uma excelente pedida e, provavelmente, você deve ter comido um ou outro (ou os dois) nos últimos churrascos. Que tal mudar um pouco os ares e preparar um sabor diferente para a próxima sessão de assados?

Primeiramente, vamos considerar o que são acompanhamentos. Por mais que amemos uma boa proteína, ela sozinha é meio pesada para o estômago e, em alguns casos (dependendo do churrasqueiro), pode ser até meio sem graça. A função dos acompanhamentos é justamente realçar o prato principal, adicionando algum sabor, tornando a alimentação mais interessante e fácil. Um pedaço de pão e uma farofinha acompanhando a carne já fazem muita diferença. Mas hoje vamos pensar um pouco fora da caixa. Não vamos trazer receitas tão comuns como farofa ou maionese. Essas ficam para um post especial. Hoje, queremos que você tente, experimente e encontre algo que lhe agrade. Com um detalhe: estas são 3 receitas que você pode servir como aperitivo também, porque tem muita gente que nem gosta de sentar à mesa para comer em um churrasco. Vamos lá, então!

Batatas rústicas

Essas batatas rústicas ficam excelentes acompanhando qualquer tipo de carne e são muito fáceis de fazer, podendo ser servidas até mesmo como aperitivo. Experimente também acompanhando um bom hambúrguer.

Ingredientes:

Batatas inteiras com casca (a quantidade que preferir);

Alecrim, Páprica, Sal e Pimenta (ou adicione outros temperos que preferir);

Amido de milho (maizena);

Azeite de Oliva.

Como Preparar:

  • Lave bem as batatas, preferencialmente escovado as cascas para limpar bem. Corte cada batata em 6 partes, como pétalas, e coloque em uma panela com água e sal (pode colocar ainda algum tempero na água, se preferir). Quando a água ferver, aguarde 6 minutos e tire as batatas. Elas não podem cozinhar muito, para não desmanchar. O objetivo aqui é que a batata não esteja crua, mas ainda tenha rigidez, pois quando ficar pronta, terá uma casca crocante e o interior bem macio.
  • Coloque as batatas sobre um pano de prato seco e limpo e, com outro pano ou toalha de papel, seque o excesso de água. Tente deixar as batatas o mais secas possível.
  • Enquanto as batatas repousam um pouco, pegue um pote pequeno e misture o alecrim, a páprica, o sal e a pimenta (e outros temperos que queira) com um pouco do amido de milho (uma colher de sopa é suficiente). Misture bem.
  • Essa receita pode ser feita no forno, mas vamos colocar na churrasqueira porque é para isso que viemos, ok? Você agora pode colocar as batatas em uma assadeira que será levada ao forno ou à grelha, ou mesmo uma folha de alumínio para a grelha, só para não grudar. Passe o azeite nas batatas e espalhe bem, por todos os pedaços. Então, passe os temperos, também em todos os lados das batatas. Cuidado para não deixar muito forte de sal. Experimente sempre antes.
  • Agora, é só levar ao fogo até dourar. Se estiver usando o forno vire as batatas a cada 15 minutos. Na churrasqueira, fique de olho e se não estiver dourando, coloque as batatas direto na grelha, sem o papel alumínio.
  • Quando estiverem douradas, é só servir. Uma variação dessa receita é colocar dentes de alho inteiros (com casca) para assar, misturados ás batatas, que ficam crocantes e deliciosos também.

acompanhamentos_batatas_rusticas

 

Cebola caramelizada na churrasqueira

Esta receita é muito simples e o resultado é impressionante. Pode acompanhar carnes vermelhas, mas casa bem até com um pedaço de pão, como aperitivo.

Ingredientes:

Cebolas (quantas aguentar comer);

Molho de soja (Shoyu);

Azeite de Oliva;

Açúcar Mascavo;

Vinagre branco.

Como preparar:

  • Assim que começar o fogo, coloque as cebolas em cima das brasas, com casca e tudo. Sim, a cebola inteira, com casca, direto sobre as chamas. Sim, sim, a casca vai queimar, mas por dentro a cebola vai assar deliciosamente.
  • Enquanto você vive perigosamente, vamos preparar um molho para essas cebolas. Em uma panela, junte 5 colheres de sopa de shoyu, 5 de azeite, 1 colher de sopa de vinagre e 1 de açúcar mascavo. Em fogo alto, misture sem parar até que o molho comece a engrossar. Prove, prove, prove sempre. Se sentir que está muito forte de sal, coloque um pouco de água. Essa parte deve levar una 10 minutos para ficar pronta. Desligue o fogo e espere as cebolas ficarem prontas.
  • Depois de mais ou menos 30 minutos, pode tirar as cebolas do fogo com uma pinça ou garfo grande e remova a casca e camadas mais queimadas. Cuidado, estará muito quente. Corte o resto da cebola em 4 pedaços e misture com o molho na panela, no fogo baixo, só pra formar um caldo delicioso.
  • Pronto! Sirva e seja feliz.

acompanhamentos_cebolas_caramelizadas

 

Pão de alho especial

Pão de alho já não é surpresa no churrasco. Mas vamos mostrar aqui como preparar um você mesmo, desde o início, inclusive fazendo sua própria maionese. Sim, do seu jeito, com o seu tempero. E ainda vamos aproveitar para usar aqueles pãezinhos amanhecidos que guardamos para fazer torradas.

Ingredientes:

Pão amanhecido;

Alho;

Ovo;

Óleo de soja;

Salsinha e cebolinha;

Sal e pimenta;

Limão.

Como preparar:

  • Primeiro, coloque dois ovos para cozinhar. Vamos fazer a maionese primeiro. Quando os ovos estiverem cozidos, deixe esfriar. Separe meia cabeça de alho e corte os dentes bem pequenos. Em uma frigideira, doure o alho com um fio de óleo. Só para ficar douradinho e soltar o sabor. Deixe descansar e voltamos á maionese.
  • Abra os ovos cozidos e separe as gemas das claras. Corte bem picadinha a clara e deixe junto ao alho. As gemas vão para um pote redondo, onde você possa bater para fazer o creme. Adicione duas gema de ovo cruas. Só as gemas. Se quiser, pode bater as claras em neve e adicionar depois, mas já aviso que vai dar um trabalho a mais. Para fazer a maionese, despeje um pouco de óleo sobre as gemas e vá batendo com vontade usando uma colher ou fouet, até ficar no ponto. Adicione o óleo de soja aos poucos, para não passar. Vá com calma nessa hora. Quando perceber que a maionese está no ponto, adicione sal e algumas gotas de limão. Fica delicioso. E não esqueça de provar sempre, ok? É o seu paladar que vai dizer se está bom ou não.
  • Caso ache que rendeu pouca maionese, adicione um pouco de maionese pronta, ou faça duas receitas. Agora, vamos juntar o alho frito, as claras picadas e salsinha e cebolinha também bem picadas.
  • Junte tudo, misture bem, a pasta de alho está pronta! Agora é só abrir o pão (Cuidado para não atravessar o pão inteiro, a ponto de separar as rodelas.) e preencher com o molho. Seja generoso, ok? Depois de passar a pasta nas partes internas do pão, coloque para assar.
  • Deixe dourar bem em todos os lados e tire. Para dar um toque a mais, separe então as rodelas de pão e jogue um fio de azeite sobre ele. Nossa, é de lamber os dedos!

acompanhamentos_pao_de_alho

Aproveite essas receitas e em breve traremos outras opções para deixar seu churrasco ainda melhor!

Você pode gostar de...